0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

BelieveInYourself, Um Lugar Para Curar a Alma Através do Cabelo

A imagem de um cabelo hidratado, bonito e sedoso está intimamente relacionada com a feminilidade e a saúde que qualquer mulher deseja transmitir. Porém, com a pressão social para corresponder aos padrões de beleza pré-estabelecidos, pode ser devastador experienciar um problema como a queda de cabelo, qualquer que seja o motivo que a tenha espoletado.

Trazer felicidade às pessoas que a procuram é a missão de Cláudia Piloto que, mais do que especialista em tratamento de imagem e motivação, é uma verdadeira cuidadora de mulheres. Quem entra no seu espaço, o BelieveInYourself, rapidamente percebe a energia e o amor que lhe dão vida. Criado para promover um serviço de próteses capilares personalizadas, de rejuvenescimento capilar e de acompanhamento motivacional, apoiando, particularmente, mulheres que enfrentam a perda de cabelo por consequência de doença oncológica, este projeto é muito mais do que um lugar para transformar a imagem da mulher – aqui, criam-se momentos para a fazer sorrir, de dentro para fora. Não existem fórmulas mágicas ou receitas: basta sentir, acreditar e entregar.

Conversámos com a criadora do conceito, que nos conta a história deste seu espaço onde a magia da beleza capilar acontece e onde, mais do que trabalhar a estética, se trabalha a energia da alma numa bonita metamorfose.

O projeto BelieveInYourself é pioneiro em Portugal e pretende melhorar a imagem das mulheres que o procuram, privilegiando a pele e, sobretudo, o cabelo. Sabemos que, mais do que uma mudança estética, este processo pode representar uma mudança interna. Como nasceu a ideia? Pode contar-nos mais sobre este conceito?  

A minha experiência de anos a trabalhar com cabelo humano acabou por me trazer até aqui. Um dia, a irmã de uma amiga minha, que estava a passar por uma doença oncológica, pediu-me que, numa das minhas idas a Paris, lhe trouxesse uma prótese capilar idêntica ao cabelo dela. Quando dei por mim, estava a tirar-lhe o cabelo e a colocar-lhe a prótese. Tudo aquilo correu surpreendentemente bem, foi uma alegria muito grande… A partir daí, intuí que o meu caminho tinha de passar por aqui. Percebi que aquilo que víamos nos filmes – a angústia, o choro e todo o peso da situação – nem sempre tinha de acontecer dessa forma. Mais tarde, tive oportunidade de ajudar a mãe de uma outra amiga com o mesmo problema, que reagiu exatamente da mesma forma: ficou genuinamente feliz e ninguém conseguiu perceber o que se tinha passado com ela. Conseguiu sentir-se bonita durante todo o processo. É importante que se perceba que este tipo de procedimento não é só sobre pôr cabelo na cabeça: o cabelo tem uma forma, uma textura e uma série de condições únicas. A minha perspetiva é olhar para a mulher em movimento, livre de olhares indiscretos. E eu sempre lidei com isto com muita naturalidade, como se o tivesse feito a vida toda. Este tinha de ser o meu caminho, onde vou agindo conforme o que sinto e sou guiada pela minha intuição.

Mais do que uma experiência capilar, esta é uma experiência de bem-estar…

Sim. Um dos tratamentos que proporciono passa pela limpeza do folículo — que pode ser feita durante o processo de tratamento oncológico — para que o novo cabelo nasça saudável, juntando a isto um processo terapêutico em que as pessoas ficam a relaxar durante meia hora num cadeirão (algumas adormecem profundamente). Tudo isto representa um estado de bem-estar profundo. As pacientes são acompanhadas por mim durante um ano e, além da prótese, fazemos consultas de 15 em 15 dias para fazer a regeneração capilar. É um processo muito agradável, cheio de aromas e de sensações tranquilizantes. Eu não me foco na doença: o meu foco está na cura. Vou criando soluções para que as mulheres se sintam bem e bonitas, e dou-lhes algumas ferramentas para que se possam proteger das perguntas indiscretas das outras pessoas. Sobretudo, as pessoas têm de criar amor por elas e têm de confiar no processo, porque isso faz toda a diferença. Metade da cura está aí. Eu cuido de mulheres e ajudo-as a deixarem de ter medo de fazerem aquilo que sentem. Esta viagem é muito mais do que uma mudança estética, há todo um processo de autodescoberta pelo caminho.

O que é, para si, o conceito de beleza?

O conceito de beleza não tem necessariamente que ver com futilidade. São coisas completamente distintas. A beleza é uma forma de estar na vida. Se uma mulher gosta de se ver ao espelho bonita, deve trabalhar o máximo de coisas nela para que se sinta bonita num todo, para que o seu reflexo não seja apenas uma máscara.

O que acontece exatamente durante uma consulta consigo? Como se processa o acompanhamento?

A primeira consulta serve para conhecer a pessoa e perceber as suas necessidades. Aqui, entra o meu lado empático e intuitivo, enquanto base na ligação que vou criando com as pessoas. Depois desta primeira abordagem, vamos começando a chegar a conclusões que, por norma, são certeiras. Traçamos um caminho e um objetivo. O tratamento pode durar três meses, seis meses, um ano… pode até consistir apenas numa consulta de vez em quando. Cada pessoa tem de ser analisada de acordo com aquilo que ela é, mas todos os processos têm algo em comum: são construídos por momentos especiais.

Muitas mulheres deverão, certamente, chegar a si com uma grande angústia e ansiedade para solucionarem a sua perda capilar. Como é que se gerem estas emoções?

A minha primeira abordagem consiste, sempre, em perguntar à pessoa em que é que a posso ajudar. Eu gosto e preciso de ouvir as pessoas, para depois lhes explicar em que é que se baseia o meu trabalho especificamente e o que é que me parece que seja o melhor tratamento para o bem delas. Depois desta abordagem, as pessoas começam a relaxar e a desfrutar do processo.

Toda a gente que deseje uma prótese capilar pode recorrer a este tratamento? Existe uma idade específica e/ou um tipo específico de alopecia para avançar?

Toda a gente pode recorrer. Tive e tenho clientes desde os 16 aos 80…

Que outros tratamentos o BelieveInYourself apresenta?

Numa primeira instância, fazemos sempre uma avaliação de enquadramento perfeito, porque cada pessoa é única. Além do serviço de próteses capilares totalmente naturais e personalizadas – em que é necessário um estudo profundo da cliente, para avaliar o aspeto, a cor e a qualidade do cabelo, bem como a pele –, também apresentamos o serviço de rejuvenescimento capilar – para prevenir o envelhecimento, tratar e controlar a evolução da alopecia, através de produtos 100% naturais – e o Total Make Over, que inclui um estudo de perfil e os serviços de cor, corte e regeneração orgânica. No caso das doentes oncológicas, a primeira consulta de prótese capilar deverá ocorrer antes do início da quimioterapia, onde serão dadas algumas ferramentas importantes para uma melhor qualidade de vida durante o processo de tratamento. Este primeiro contacto, bem como a colocação da prótese capilar, é feito em gabinete fechado, para garantir toda a privacidade e conforto. O tratamento de rejuvenescimento capilar é especialmente aconselhado para doentes oncológicas para que, antes das sessões de quimioterapia, se possa efetuar a limpeza do folículo e permitir que o cabelo nasça com uma qualidade superior e sem qualquer vestígio químico.

O que é que a deixa mais feliz neste seu caminho?

Todas as pessoas que por aqui passam sentem este espaço como um lugar especial e inspirador, e isso deixa-me muito feliz, além de poder ajudar pessoas em processos de saúde deste tipo. Encontrarmos o nosso caminho e conseguirmos ter alguma paz a fazer o que nós gostamos é extraordinário.  


Acompanhe o BelieveInYourself nas redes sociais:

Site: www.claudiapiloto.com
Instagram: @claudiapilotobelieve

Ler Mais
Frederica Lifestyle - Algodão Descartável VS Algodão Orgânico: Qual o Melhor?
Beleza

Algodão Descartável ou Algodão Orgânico: Qual a Melhor Opção Para Desmaquilhar?

Aparentemente, caminhamos na direção certa no tema da sustentabilidade. As alternativas «verdes»...

Beleza

Queda de Cabelo na Gravidez – Como Tratar?

Embora algumas futuras mamãs relatem que o seu cabelo fica mais brilhante...

Beleza

Como Salvar a Pele e o Cabelo Depois das Férias

Se ainda não começou a trabalhar, provavelmente já conta os dias de...

Scroll to Top