0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Biodinâmica: Quando a Beleza Segue as Fases da Lua

Numa busca constante por tudo aquilo que nos torna mais bonitas, adotando uma abordagem tão natural quanto sustentável, surge uma prática que segue o ciclo da Lua e que utiliza a harmonia de diferentes elementos para possibilitar um regime de tratamento de pele mais poderoso. Esta técnica dá pelo nome de biodinâmica, que significa «vida em movimento e equilíbrio», referindo-se a uma prática agrícola totalmente sustentável, que remonta ao ano de 1920.

À medida que o mercado de produtos naturais cresce, as marcas de beleza com visão de futuro começam a inclinar-se para esta prática, onde os padrões de cultivo biodinâmico superam os padrões voltados para as práticas meramente orgânicas.

Em que consiste e quais os benefícios?

Não estranhe se falamos de agricultura quando o tema central é beleza: é que a primeira influencia a segunda, de acordo com os princípios biodinâmicos. A agricultura biodinâmica – que possibilita a criação de ingredientes biodinâmicos para fins cosméticos – concentra-se na conexão entre o agricultor, o solo, as plantas, os animais e o Universo. Assim, o terreno cultivado é visto como um sistema fechado (mas com biodiversidade), enquanto os elementos usados ​​no processo de cultivo (sementes, etc.) são produzidos exatamente nesse local e as plantas são trabalhadas manualmente. Desta forma, ao semear e colher, os agricultores biodinâmicos trabalham com os ritmos da Natureza e o resultado são plantas fortes, saudáveis ​​e vitais.

Enquanto a agricultura orgânica implica o cultivar de alimentos sem pesticidas, herbicidas sintéticos ou químicos, e sem o uso de organismos geneticamente modificados, a versão biodinâmica está um passo à frente. Isto porque, por meio de práticas como a compostagem ou a rotação de culturas, a agricultura biodinâmica cria um ambiente rico em vitalidade, permitindo que as plantas e os animais estejam muito bem equipados para se protegerem de doenças e de insetos predadores. Desta forma, as plantas tornam-se mais fortes, o que pode representar ingredientes ativos mais potentes, podendo beneficiar de um modo mais profundo a nossa pele.

A relação com a Lua

O fascínio pela beleza biodinâmica compadece-se com algo mais do que apenas os seus ingredientes naturais e as suas práticas respeitadoras da Natureza, uma vez que se relaciona, também, com as diferentes fases da Lua.

Este tipo de agricultura está intrinsecamente ligado ao satélite da Terra, pois os agricultores costumam usar um calendário especial para perceber as várias fases deste planeta e colher as plantas de acordo com as mesmas.

Tal como a Lua influencia as nossas marés, ela influencia também o crescimento das plantas, segundo a teoria biodinâmica. Assim, o momento mais frutífero para plantar e transplantar para garantir a vitalidade ideal situa-se entre a Lua Nova e a Lua Cheia.

Num mundo moderno e acelerado, tornamo-nos menos conectadas com os ritmos naturais da Terra, como o ciclo da Lua. Talvez este seja o momento de desejar novamente um pouco dessas preciosas conexões.

Será esta a melhor opção de beleza para o futuro?

Uma vez que a biodinâmica não serve apenas para uso humano, mas também para o bem-estar da Terra, é muito possível que estejamos perante uma das práticas de beleza mais vantajosas, a todos os níveis.

Ainda não existem estudos conclusivos sobre os seus benefícios. No entanto, um estudo recente descobriu que as culturas biodinâmicas continham percentagens mais altas de potássio, de ferro e de vitamina C, algo que pode estar associado a benesses mais evidenciadas. Porém, essa classe de ingredientes deve passar por uma revisão rigorosa para receber a certificação biodinâmica. Os produtos de beleza biodinâmica são certificados essencialmente pela Demeter International, a maior organização de certificação de produtos biodinâmicos.

Conclusão? É muito possível que exista uma maior concentração de vitaminas e de nutrientes nestas plantas, algo que pode representar ingredientes mais nutritivos e saudáveis, capazes de potenciar a beleza da nossa pele. Uma verdadeira oportunidade de comunhão com a Natureza.

Ler Mais
Beleza

Como Ter Uma Rotina de Beleza Mais Eco-Friendly

A indústria da beleza contribui em larga medida para a crise climática...

Beleza

Pele Seca na Estação Fria?

É automático: as temperaturas descem e a nossa pele esmorece, ficando seca,...

Beleza

Body Combing: um Tratamento de Beleza Para as Amantes de Cristais

O mundo da beleza está totalmente voltado para um novo tratamento que...

Scroll to Top