0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Ashwagandha, a Planta Indiana do Bem-Estar

Usada há milhares de anos, graças aos poderosos benefícios que oferece à mente, corpo e espírito humanos, a Ashwagandha (Withania somnifera) é uma pequena planta nativa da Índia, semelhante a um arbusto, com folhas verde-claras aveludadas e frutos vermelhos. Florescendo em climas quentes e secos, costumava ser usada predominantemente na medicina indiana e ayurvédica, acabando por tornar-se conhecida em todo o mundo e tendo sido adaptada de forma a ser aplicada de diversas formas.

As propriedades poderosas da flor e das raízes da Ashwagandha são muito apreciadas pelas maravilhas que proporcionam ao nosso bem-estar mental, emocional e físico, apoiando, fundamentalmente, os nossos sistemas endócrino e nervoso.

História

O Ayurveda — sistema de saúde mais antigo do mundo — foi o primeiro a apontar a importância de usufruir de uma noite de descanso tranquila, de praticar exercício e de usar a Ashwagandha para fortalecer o sistema imunológico.

A palavra Ashwagandha significa «o cheiro e a força de um cavalo», uma alusão ao seu uso tradicional para apoiar a vitalidade e a libido saudável. A expressão latina somnifera, por sua vez, significa «indutor do sono», correspondendo ao seu uso tradicional ayurvédico para apoiar a sonolência.

Conhecida na época por ser uma das ervas mais poderosas da Natureza, esta planta era essencialmente usada para travar a fadiga e o stress. Hoje, estudos como este, voltam a comprovar essa e outras propriedades, mostrando que a Ashwagandha é um adaptogénio natural (substância capaz de ajudar a normalizar o funcionamento do corpo, adaptando-o ao stress), tendo um papel fundamental na diminuição da ansiedade geral e social.

A ashwagandha enquanto adaptogénio

O cientista russo N.V. Lazarez desenvolveu três critérios específicos que devem estar presentes nos adaptogénios: não serem tóxicos, reduzirem e regularem o stress e beneficiarem o bem-estar geral. A Ashwagandha reúne todas estas propriedades, o que significa que promove o equilíbrio em muitos sistemas diferentes do corpo.

O poder afrodisíaco da Ashwagandha  

Uma das principais razões para a diminuição da libido é padecer de níveis mais altos de stress. Pesquisas sugerem que, no homem, a Ashwagandha é capaz de estimular a produção de óxido nítrico, fazendo com que os vasos sanguíneos que transportam sangue para os órgãos genitais fiquem dilatados, algo que espoleta um aumento do desejo e da satisfação sexual. Este é, também, um ingrediente vulgarmente presente em produtos afrodisíacos à base de ervas. 

Esta erva poderosa tem sido usada como complemento para tratar a ansiedade a até mesmo para retardar o aparecimento de doenças como o cancro, já que é considerada um elemento natural de rejuvenescimento do corpo, restaurando os tecidos reprodutivos e as células a ele associados. 

Os benefícios

Por outro lado, entre os diversos benefícios da Ashwagandha para a mulher, destacam-se: 

  • O apoio à função sexual e à saúde reprodutiva;  
  • O apoio à saúde imunológica; 
  • A melhoria na qualidade do sono; 
  • A ajuda na promoção de uma melhoria da memória e da função cognitiva; 
  • O alívio da ansiedade e a ajuda na redução do stress

Esta planta medicinal é, ainda, conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Vários estudos demonstraram os seus efeitos calmantes e o seu papel no equilíbrio hormonal do organismo. 

Redução do stress e melhoria do sono

Um dos efeitos da Ashwagandha é a sua capacidade de equilibrar os níveis de cortisol e estabilizar a produção da tiroide, afastando o stress e a ansiedade diários. Isto irá preparar o corpo para uma noite de sono repousante, longe de adrenalina desnecessária.

Aumento da imunidade

A Ashwagandha ajuda a aumentar a imunidade natural do corpo através de um melhor bem-estar mental e suporte interno. Com mais horas de sono, níveis mais baixos de stress e valores mais elevados de energia, o corpo estará em condições para lutar contra as doenças e ameaças do dia a dia.

Fontes: Healthline, Gaia Herbs e National Library of Medicine


Este artigo serve apenas para fins informativos, não pretendendo ser substituto de um diagnóstico, aconselhamento ou tratamento médico profissional. Nenhuma informação contida neste artigo ou fornecida de outra forma em frederica.pt tem como objetivo diagnosticar, tratar ou curar qualquer paciente ou deve ser considerada como aconselhamento médico ou prática de medicina.

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top