Alimentos de Verão. Saiba o Que Comer nos Dias Mais Quentes

Nem sempre paramos para pensar nisto, mas a verdade é que, quando o assunto é alimentarmo-nos de uma forma tão saudável quanto possível, importa debruçarmo-nos sobre os alimentos próprios de cada estação. As frutas e os legumes de verão, por exemplo, são uma preciosa ajuda para nos manter mais enérgicas, ativas e saudáveis, hidratando o nosso corpo e protegendo a sua pele, para que fique muito mais preparada e protegida dos raios ultravioletas.

Numa altura como esta, a proteção natural da nossa pele é, sem dúvida, tema central. Com o Sol cada vez mais intenso e as temperaturas a aumentar, tudo aquilo que nos permita estarmos mais protegidas é algo bem-vindo. Rica em betacarotenos, a cenoura é um antioxidante de excelência, detendo também vitamina A, que nos protege em larga medida. Soma-se o efeito benéfico do tomate, que por ser rico em licopeno é também um antioxidante poderosíssimo no que toca a facilitar a eliminação dos radicais livres, evitando um envelhecimento precoce da nossa pele, algo que acontece por meio da ação dos raios UV.

Por outro lado, como sempre, a hidratação merece também toda a nossa atenção. Além de bebermos água — 1,5l todos os dias, no mínimo —  devemos repor os líquidos através do consumo de legumes e de frutas biológicas sazonais de verão (pepino, melancia, tomate, meloa, etc.), que por conterem muita água nos ajudam a manter o corpo fresco e mais hidratado.

Por que razão é tão importante consumirmos o que é biológico e da estação?

Existem vários motivos que justificam o facto de ser crucial que optemos por escolher os alimentos da estação e que sejam biológicos:

  • A saúde agradece, graças à ausência de químicos (pesticidas e fertilizantes) nestes alimentos;
  • Temos acesso a mais sabor e a mais nutrientes;
  • O tempo de colheita é respeitado, permitindo a preservação de componentes importantes como o cálcio, o magnésio e o ferro;
  • Os produtos são mais frescos e não são sujeitos a processos artificiais de amadurecimento;
  • O meio ambiente sai a ganhar, pois o cultivo é feito em solos férteis, preservando a biodiversidade, e as emissões de dióxido de carbono são reduzidas, graças à redução das distâncias de distribuição.

Assim, sugerimos-lhe que acrescente à sua dieta de verão alimentos como o tomate, o pepino, a beringela, a cenoura, o pimento, a ameixa, as uvas e a amora. Tire partido do melhor que a Natureza nos oferece e torne-se mais saudável para enfrentar mais um verão com plenitude.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.