0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

A Escovagem Certa (e as Melhores Escovas) Para um Cabelo Brilhante e Hidratado

Embora, provavelmente, nunca tenha pensado muito no assunto, usar a escova certa pode fazer uma grande diferença na saúde e na aparência do seu cabelo. Diferentes tipos de cerdas e até mesmo diferentes formas de escova alteram o efeito de escovagem na moldura do seu rosto. Por exemplo, um formato largo é melhor para alisar e desfrisar, enquanto as cerdas com pontas esféricas são melhores para desembaraçar e oferecer uma melhor massagem ao couro cabeludo.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE ESCOVAR CORRETAMENTE O CABELO?

Na maioria das vezes, escovamos o cabelo para desembaraçá-lo. No entanto, penteá-lo de forma adequada apresenta mais benefícios do que, simplesmente, eliminar os embaraços, nomeadamente:

  • Aumento da hidratação e brilho (as glândulas sebáceas localizadas nos folículos capilares produzem óleos naturais que ajudam a lubrificar o couro cabeludo e a escovagem ajuda a distribuir esses óleos naturais e saudáveis, da raiz às pontas, dando-lhes um brilho natural);
  • Estimulação do couro cabeludo (fazer a escovagem com delicadeza funciona como uma massagem que estimula o couro cabeludo, o que pode estimular o fluxo sanguíneo e o crescimento dos fios);
  • Ajuda na remoção dos cabelos soltos.

QUANDO E COMO EFETUAR A ESCOVAGEM

Cabelo molhado

Quando se trata de escovar os cabelos molhados, o tipo de escova e a sua técnica são fundamentais. Quando molhado, o cabelo fica muito frágil. É por isso que é importante ter uma abordagem muito delicada nesta situação. Especialistas recomendam a utilização de um pente de dentes bem largos ou uma escova húmida.

Cabelo seco

O cabelo seco apresenta uma maior tendência a ficar emaranhado, causando nós e quebras. Para garantir uma experiência livre de danos, é aconselhável escovar o cabelo por mechas, evitando começar pelas raízes. Em vez de escovar o cabelo de cima para baixo, a escovagem deve sempre começar no meio do cabelo ou a alguns centímetros das pontas. Se a escova ficar presa, remova-a e comece a pentear de novo, cuidadosamente.

Com que frequência devemos escovar o cabelo?

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, o cabelo não precisa de ser penteado dezenas de vezes ao dia. Pode fazê-lo apenas duas vezes por dia, uma pela manhã e outra à noite. Esta é uma forma saudável de distribuir os óleos naturais do couro cabeludo pelo cabelo, desde que feita de forma suave e cuidadosa.

Como evitar a quebra dos fios?

Se o seu cabelo está a partir, é preferível optar por uma escova desembaraçadora que tenha cerdas flexíveis projetadas para dobrar sem causar danos ou quebras. Em cabelos fracos ou quebradiços, deve ser usada uma escova de cerdas macias de javali (ou uma versão sintética semelhante) com cerdas macias e suaves.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE ESCOVA

Escova desembaraçadora  

Estas escovas são ideais para todos os tipos de cabelo, até mesmo os mais grossos e encaracolados, podendo ser usadas em cabelos secos ou húmidos. Minimizam os danos durante a escovagem e as suas cerdas finas e flexíveis facilitam a remoção dos nós dos cabelos das crianças sem causar dor.

Escova para cabelo molhado

Graças às suas cerdas finas e macias, estas escovas são fortes o suficiente para eliminar os nós mais difíceis, e suaves o suficiente para não danificar o cabelo molhado. Normalmente, apresentam cerdas resistentes ao calor, que não derretem nem quebram ao secar o cabelo.

Escova almofadada

As escovas almofadadas têm bases de borracha macia e cerdas de plástico. Estas cerdas são eficazes na estimulação do couro cabeludo e indicadas para eliminar a caspa ou o acúmulo de produtos para cabelo.

Escova térmica

As escovas térmicas são escovas redondas com um cilindro feito de um material que emite calor, como cerâmica ou titânio, acelerando a secagem. Geralmente, são usadas ​​por cabeleireiros ou por pessoas que costumam usar o secador de cabelo.

Escova de cerdas de javali  

As escovas de cerdas de javali são populares devido à sua capacidade de redistribuir os óleos naturais e saudáveis ​​no couro cabeludo, o que melhora a saúde do cabelo e cria cabelos lisos e brilhantes. Uma boa escolha para pessoas com cabelos finos ou envelhecidos.

Escova de cerdas de nylon

As escovas de cerdas de nylon são feitas de um material sintético que reduz a eletricidade estática e desembaraça eficazmente os cabelos grossos. Algumas escovas combinam cerdas de nylon com cerdas de javali para desembaraçar os cabelos com uma maior facilidade.

Escova iónica

Estas escovas podem reduzir a eletricidade estática durante a secagem porque permitem que o calor flua através da escova. Também ajudam a desfrisar os fios, graças aos iões negativos que emitem.

Pente de dentes largos

Os pentes de dentes largos têm dentes grossos com espaço entre eles. Podem ser usados ​​em cabelos grossos ou encaracolados quando molhados.

AS MELHORES ESCOVAS PARA UM HAIR STYLING DE CABELEIREIRO

Para pentear e conferir brilho: escova com cerdas de nylon e javali

Os formatos largos são ótimos para alisar o cabelo, retirando volume e dando um acabamento forte e reto nas pontas. As escovas de remo são projetadas com cerdas macias, de modo que se adaptam ao couro cabeludo conforme vão deslizando pelo cabelo. As cerdas de nylon e javali ajudam a desfrisar e a alisar a cutícula.

Para aumentar o volume: escova redonda (com cerdas de javali curvas)

Na ausência de volume, uma escova redonda cria corpo e elasticidade, dando a ilusão de mais cabelo. A sua forma cria elevação no couro cabeludo e forma o acabamento perfeito nas pontas.  

Para desembaraçar e estimular o couro cabeludo: escova desembaraçadora (com cerdas de nylon com ponta esférica)

Uma escova desembaraçadora é importante para todos os tipos de cabelo, pois ajuda a prevenir danos. É ótima para estimular o couro cabeludo e desembaraçar suavemente os cabelos molhados. As borrachas nas pontas das cerdas protegem o couro cabeludo de arranhões.

COMO EFETUAR A LAVAGEM DAS ESCOVAS?

É essencial fazer uma correta higienização de todas as suas escovas e pentes. Os cabelos que ficam nos fios da escova devem ser retirados logo após a escovagem e a sua lavagem completa deve ocorrer, no mínimo, duas vezes por mês.

No caso das escovas de plástico, deve optar por mergulhá-las num recipiente em água corrente com uma pequena quantidade de champô neutro, percorrendo todos os espaços, enxaguando muito bem; nas escovas almofadadas, a lavagem deve ser efetuada com recurso a água corrente e a um spray desinfetante, evitando mergulhá-las por completo em água; nos restantes artigos, a água corrente é o principal meio de higienização, sendo de extrema importância eliminar todos os restos de champô ou de impurezas que ali residam. Todos estes materiais devem ser deixados a secar ao ar livre, alternando as suas posições para que sequem na totalidade.

Fontes: Healthline e Goop

Ler Mais
Beleza

Os Diferentes Tipos de Pele. Saiba Identificar o Seu

Cuidar da pele de forma adequada nem sempre é fácil. Enquanto o...

Beleza

Manchas na Pele: Tipos e Formas de Tratar

Dias de Sol, praia, mar, campo e... manchas no corpo. A nossa pele precisa...

Beleza

Três Plantas, Três Esfoliantes Naturais

A verdade é que a nossa flora nos oferece um sem-número de...

Scroll to Top