Teff: a «Nova Quinoa» de Hollywood

Pensa que a quinoa é a melhor opção no mundo das «super sementes»? Pense outra vez. A semente de que lhe falamos hoje pode não ser tão conhecida como outras que não apresentam glúten, mas rivaliza com as variedades mais populares em termos de sabor, de textura e de todos os benefícios que representa para a nossa saúde. Utilizado por grandes nomes de Hollywood, como Gwyneth Paltrow e Victoria Beckham, o teff é um superalimento no verdadeiro sentido da palavra, pois além de fornecer um vasto conjunto de nutrientes ao nosso organismo, também está intimamente associado a uma melhoria da circulação sanguínea e da saúde óssea. Mas as suas benesses não ficam por aqui.

A origem do teff

Tradicionalmente usado como ingrediente base na culinária da Etiópia, este grão de cereal é atualmente cultivado na Europa e detém um sabor semelhante ao de alguns frutos secos, representando um ótimo recurso para produtos de panificação sem glúten.

O que o torna tão especial e popular?

Por ser um dos grãos alternativos mais nutritivos do mundo, oferecendo cálcio, fibras, proteínas e antioxidantes, o teff é uma ótima fonte de energia, protegendo a saúde dos ossos e proporcionando uma saciedade duradoura. Esta última vantagem tem ganho destaque, uma vez que pode significar uma ajuda na perda de peso. Pode ser comprado em todos os formatos e pode, também, ser cozido da mesma maneira que a quinoa.

Este pequeno grão (o mais pequeno do mundo) tem alcançado uma enorme popularidade, essencialmente pelo facto de ser uma opção sem glúten, sendo conhecido por equilibrar naturalmente os nossos níveis hormonais e a nossa imunidade, estimulando ainda a digestão.

Sendo muito pequena – medindo menos de um milímetro de diâmetro – em termos nutricionais a semente de teff é enorme, já que é um alimento rico em fibras e uma verdadeira fonte de proteína, ferro e cálcio. A variedade de vitaminas e de minerais que nos oferece contribui para o seu papel enquanto alimento saudável que se destaca dos demais.

TEFF NA QUESTÃO DA PERDA DE PESO

A semente de teff possui uma quantidade considerável de cobre, que permite que o corpo crie o combustível necessário para aumentar os nossos níveis de energia e que, consequentemente, consiga queimar mais gordura. O teor das fibras deste alimento também é outro fator que contribui para o seu papel enquanto alimento que nos pode ajudar a perder peso rapidamente.  

Sendo uma proteína mais completa do que a própria quinoa e estando repleta de aminoácidos, o teff é ótimo para todas as pessoas que pretendem manter as calorias baixas, ao mesmo tempo em que mantêm as proteínas «altas».

A presença da fibra, aliada à proteína, cria um elemento chave no que diz respeito à possibilidade de emagrecimento. Isto porque se criam condições para que haja um maior controlo do apetite.

Como usá-lo na cozinha?

O teff funciona muito bem para engrossar e adicionar mais nutrição a sopas, mas também podemos apreciar o seu sabor enquanto cereal ou usá-lo na massa de pão caseiro (sendo um ótimo substituto para as farinhas tradicionais também em bolos, panquecas e outras preparações), para lhe conferir um toque nutricional adicional. A sua forma de cozinhar é simples e rápida, apesar da sua densidade.

Até ao momento de consumo, deve ser conservado num local fresco, seco e escuro, dentro de um recipiente fechado.

OUTROS MOTIVOS PARA CONSUMIR TEFF

Aumenta o sistema imunológico.

O facto de ser uma fonte muito rica de vitaminas B e de minerais essenciais faz do teff um ingrediente capaz de estimular o nosso sistema imunológico. Graças à presença da tiamina, que está profundamente envolvida na regulação da nossa resposta imune, o teff permite que o corpo extraia os nutrientes dos alimentos muito mais facilmente. Esses mesmos nutrientes são, depois, usados ​​para aumentar a imunidade e defender o corpo de doenças.

Fornece-nos energia.

A maioria dos grãos contém proteínas, mas geralmente não em quantidades adequadas para serem suficientes para uma dieta saudável. Muito embora o teff não seja uma fonte completa neste sentido, os seus aminoácidos são ótimos para apoiar os nossos níveis de energia. Os seus carboidratos são lentamente divididos em glicose, para uma assimilação constante nas células. E quando comparado com os grãos refinados, a verdade é que o teff tem uma maior possibilidade de ajudar a fornecer energia sem entraves.

Por ser um grão muito menor em comparação com o arroz e o trigo, normalmente cozinha mais rápido, algo que o torna eficiente em termos de energia. Ainda assim, por ser mais rápido a cozinhar, é importante observar a sua preparação com algum cuidado e atenção.

Regulariza o funcionamento da digestão.

Incluir mais grãos ricos em fibras (como é o caso deste grão em concreto) na sua dieta é uma ótima forma de garantir uma maior regularidade nos seus movimentos intestinais. Esta regularidade é importante para remover resíduos tóxicos do organismo. Ademais, a fibra também aumenta a saciedade. Resultado: menos lanches entre as refeições!

JÁ PODE ADQUIRI-LO!

E porque gostamos de guardar o melhor para o fim, damos-lhe, agora, uma novidade: pode encontrar o único suplemento de teff , em conjunto com outros ingredientes, na loja online da Frederica. Este é especialmente concebido para reduzir o apetite e facilitar a perda de peso. Já pode adquiri-lo, aqui.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.