Self Care: Ideias Rápidas e Simples Para Cuidar de Si

Priorizar-se e cuidar de si é um ato fundamental para consigo e para com os que a rodeiam. Manter a sua própria força interior é criar uma base para que a tranquilidade prevaleça e para evitar que momentos de ansiedade e agitação se perpetuem e se sobreponham aos restantes.

Se se sente com pouca energia, talvez este seja o momento ideal para se reabastecer e cuidar da sua vitalidade. Existem mil e uma maneiras de evocar a compaixão que nutre por si mesma e de a ajudar a estar presente no momento. Por isso, se precisa de inspiração para tentar encontrar-se novamente com o seu Eu – para que consiga receber o que vida lhe reserva – experimente uma destas ideias simples, que não tomarão muito do seu tempo (prometemos!).

Renove as energias e decore a sua casa com flores do campo.

As flores podem servir para trazer nova vida ao seu espaço, mas pode optar, simplesmente, por oferecê-las a si mesma. Afinal, por que razão acreditamos que devemos apenas dá-las a outra pessoa? Ser invadida pelo perfume e beleza das suas flores preferidas pode ser uma excelente forma de começar o dia e de transmutar as energias circundantes.

Descalce-se e vá apanhar ar puro.

Dizem que andar descalça na terra nos pode trazer muitos benefícios para a saúde – e quem não gosta de sentir a areia ou a terra molhada nos pés? É uma sensação de liberdade que nos permite saborear a nossa natureza e aumentar, concomitantemente, o Universo de sensações das quais podemos usufruir.

Alguns estudos revelam que o facto de nos descalçarmos e de caminharmos em contacto direto com o solo nos conecta intimamente à energia da Terra. Há uma relação direta entre os nossos corpos e os eletrões existentes no chão. E uma vez que o planeta tem uma carga natural própria, esta conexão acaba por ser muito mais eficaz quando decidimos tirar os sapatos e permitir esse contacto.

Mesmo sabendo que ainda não fomos brindadas com a chegada da primavera e que pode estar muito frio lá fora, vale a pena vestir tudo aquilo que a deixará mais confortável e quente para sair para uma caminhada rápida. Ser abraçada pela Natureza é o suficiente para ajudá-la a sentir-se mais calma, revigorada e com outra motivação para enfrentar o dia a dia.

Leia um livro ou uma revista.

Se gosta de leituras mais profundas, pode optar por começar a ler aquele livro que já lhe recomendaram há imenso tempo e que ainda não teve iniciativa para folhear. Por outro lado, se prefere leituras mais leves e descartáveis (dependerá da ocasião) pode sempre ler uma revista. É uma boa forma de entretenimento e pode relaxar os seus pensamentos antes de ir dormir.

Experimente uma receita nova.

Que tal reservar um pouco do seu tempo para dar asas à sua imaginação e experimentar aquela receita que já pensa em preparar há uns meses? Cozinhar é terapêutico (sim, apenas para algumas!). Ponha mãos à obra e não pense nos problemas. Desfrute, apenas, desse momento.

Agradeça as coisas boas.

Todos os momentos são bons para agradecer aquilo que de melhor nos acontece. Praticar a gratidão é uma atitude que a ajuda a relembrar o porquê de ter chegado até aqui e que pode motivá-la a continuar a fazer o melhor por si, diariamente. Tome nota de três situações pelas quais se sinta grata nesse dia e saiba reconhecer tudo aquilo com que a vida já a presenteou.

Diga “Até logo” à sua Caixa de Entrada.

É tempo de deixar de lado as múltiplas consultas ao seu e-mail e as visitas sucessivas às suas redes sociais. Especialmente na primeira hora após acordar, pode ser-lhe muito útil deixar a virtualidade de lado. Pare por uns momentos e desligue a sua mente dessa agitação. Faça uma meditação e permita-se não pensar em nada durante uns minutos.

Faça exercício.

Pegue no seu tapete de yoga e faça uns exercícios que a ajudem a aliviar as tensões acumuladas. Poucas coisas há mais benéficas para o seu corpo do que movimentá-lo e exercitá-lo.

Tome um banho relaxante.

Acenda algumas velas, coloque o telefone em modo avião e desfrute de um bom banho. Esfolie a pele e, depois, passe o seu creme hidratante favorito, vista o seu roupão e calce as suas pantufas. Terminar o dia desta forma irá deixá-la revitalizada e a sentir-se consideravelmente mais leve.

Faça um tratamento de rosto.

Faça uma máscara caseira ou, depois da limpeza de pele, passe o Gua Sha ou o rolo facial pelo seu rosto. Inspire, expire e relaxe. Irá sentir-se como nova.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.