Perfumado com o aroma das flores da planta que lhe dá nome, o chá de jasmim é, por norma, feito de folhas de chá verde. Remontando ao seu passado, conta-se que o início da sua história se deu na China e também na Pérsia. A verdade é que um dos motivos pelos quais o chá de jasmim é tão popular deve-se à ampla gama de benefícios que apresenta para a nossa saúde em geral, graças aos elementos nutricionais que lhe são característicos.

Aroma e sabor

Na sua maioria, os diversos tipos de chá de jasmim são classificados como chás aromatizados, uma vez que as flores costumam ser usadas para melhorar a autenticidade do chá. O processo de perfume envolve a secagem das folhas de chá em conjunto com as flores frescas de jasmim. Assim, as flores são substituídas a cada 24 horas e toda essa transformação pode demorar vários dias (depende do gosto de cada um). Normalmente o sabor do chá verde de jasmim é bastante subtil e delicado, apresentado notas frescas e florais.  

Os benefícios para a saúde

A verdade é que falamos de um chá verdadeiramente especial – repleto de poderosos compostos de plantas, que atuam como antioxidantes no nosso corpo e que protegem as nossas células contra os danos dos radicais livres. Estes compostos têm estado associados a múltiplos benefícios, como sejam a perda de peso e o controlo melhorado do açúcar no sangue.

Enquanto fórmula preciosa para nos ajudar a reduzir a gordura corporal, este chá ajuda-nos a queimar até 100 calorias por dia. Estas propriedades, com respeito à queima da gordura, estão, de certa forma, relacionadas com a cafeína presente na sua composição. Um estudo de 2012, publicado no The Cochrane Database of Systematic Review, revelou que as propriedades antioxidantes do chá verde de jasmim ajudavam a aumentar o metabolismo, tornando o exercício físico eficaz e ajudando o corpo a processar os nutrientes mais rapidamente, algo crucial para nos ajudar a perder peso.

Por outro lado, o chá de jasmim é um bom amigo do nosso coração e consegue promover-nos também uma melhor saúde oral, já que, por possuir catequinas na sua composição, este acaba por conseguir proteger-nos contra as cáries dentárias, matando bactérias formadoras da placa. Ademais, através do seu consumo o nosso hálito acaba por ser melhorado, já que se coloca termo à vida das bactérias causadoras de mau odor.

Benefícios para a pele

As flores de jasmim e os seus óleos essenciais detêm propriedades antibacterianas e antioxidantes que podem ajudar a manter a pele com uma melhor aparência. Os óleos podem ser usados ​​topicamente na pele, para feridas e cicatrizes, e o chá, por sua vez, também pode oferecer excelentes benefícios para a nossa pele.

Os polifenóis presentes na composição deste chá ajudam a desacelerar o processo de envelhecimento, eliminando os radicais livres que podem causar rugas e danos à pele, trabalhando, também, no sentido de uniformizar a pigmentação da pele e de minimizar as linhas finas.

Os poderes ocultos

Existem também determinados poderes ocultos relacionados com o jasmim, dos quais pouco se fala. Curiosamente, sendo esta uma planta totalmente ligada ao plano dos pensamentos divinos e à pureza, consegue eliminar o que de menos puro existe em nós, algo que é perfeitamente transposto para o chá, já que este desintoxica o nosso organismo a todos os níveis.

Conhecida por ser a flor da atração, o jasmim é um elemento comum na promoção do amor e de desejos mais espirituais, evocando sentimentos de paixão e de amor. As suas propriedades calmantes afetam a nossa mente, estimulando a nossa sensualidade e beleza interior. Quando utilizado em óleos corporais pode, ainda, despertar a nossa energia criativa.

O importante a reter acerca desta maravilha do mundo das ervas é, essencialmente, o facto de esta ser deliciosa e fácil de conjugarmos com a nossa dieta. Este chá pode ser comprado em saquinhos ou em folhas soltas. Para as preparar, basta adicioná-las a uma panela e adicionar água quente entre 70 a 80° C, evitando usar água fervida, pois esta pode negligenciar o sabor delicado do chá. Deixe o chá em infusão por 3 a 5 minutos, depois coe e sirva. A parte seguinte é unicamente uma: desfrutar e relaxar.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.