O Verdadeiro Motivo Pelo Qual o Seu Cabelo Está a Cair

A queda de cabelo em mulheres é um dos tópicos de beleza que mais nos afeta. Se na hora de escovar o cabelo percebe que os fios que caem são mais do aquilo que seria suposto, provavelmente o desespero acaba por se apoderar de si, ecoando na sua mente a questão: “o que é que eu fiz para estar a passar por isto?”.

A verdade é que o cabelo está intimamente relacionado com a autoestima das mulheres, não fosse ele o ícone de sensualidade feminina por excelência. A cada dia, em média, 100 fios de cabelo caem. Porém, na altura de transição entre o outono e o inverno, a nossa sensibilidade pode ser ainda maior, já que as mulheres começam por sentir um aumento da queda além do normal nesta fase. É nesse momento que começa a olhar para a sua escova, sem saber o que fazer: ou compra vitaminas ou toma suplementos, mas a questão é que, por vezes, essa não é a melhor solução.

Facto é que perder cabelo é ainda um assunto que permanece tabu. E num mundo onde tudo é desmesuradamente exposto nas redes sociais, este é um tópico que raramente ganha lugar nas partilhas relacionadas com o nosso regime de cuidado pessoal e de beleza.

Mas, afinal, o que causa a queda de cabelo?

Este acontecimento é, por norma, uma consequência de outro problema que esteja a afetar a nossa saúde, segundo a visão da maior parte dos dermatologistas. Perder cabelo pode ser, também, um sinal de ausência de níveis suficientes de ferro no nosso organismo, de alterações hormonais ou de problemas de tiroide.

Existem vários fatores que podem influenciar a queda, como sejam o fator hormonal (no caso de ter trocado de anticoncecional, por exemplo); as questões relacionadas com a genética; estar a passar por uma gripe (o organismo acaba por dar mais importância aos órgãos vitais, deixando de prestar atenção ao cabelo, não lhe facultando as vitaminas necessárias); encontrar-se na fase de gestação e no período da amamentação; sofrer de doenças autoimunes; encontrar-se a fazer uma dieta (com restrição calórica); fatores ambientais (luz solar e poluição).

Se não fornecermos ao nosso organismo a energia de que ele necessita – quando decidimos ingressar numa dieta pouco sensata – iremos causar uma queda de cabelo futura, pois o corpo deixará de dar importância ao que considera menos relevante: o cabelo e as unhas acabam por perder brilho, tornando-se débeis.

A verdade é que a queda de cabelo é sempre sinal de algum desequilíbrio, nomeadamente o stress (uma das principais causas desta problemática). Quando o cabelo cai é porque há algo que caiu antes: a sua autoestima, a sua paz ou até mesmo a sua alegria de viver.

É necessário compreender a causa do problema, para passar à cura adequada. Não existe uma abordagem única para todos os casos e o tratamento certo é amplamente baseado no tipo de queda de cabelo. Converse com o seu médico, porque por vezes o cabelo cai devido a alguma outra doença em desenvolvimento.

Algumas formas para tratar o problema:

Use o cabelo solto. Esse gesto ajuda a minimizar a tensão ao longo de toda a linha capilar;

Controle a temperatura dos dispositivos de calor que utiliza, nomeadamente o secador e o modelador;

Não pinte o cabelo nem faça alisamentos;

Não durma com o cabelo molhado. Seque-o bem depois de tomar banho;

Recorra a ampolas ou a suplementos (de ferro, vitamina C, vitamina B12 ou vitamina D3, etc.). A suplementação pode ser muito útil para aumentar os níveis de vitaminas e de minerais presentes no sistema imunitário;

Mude a sua alimentação. Opte por refeições ricas em proteínas e em carboidratos saudáveis (frutas frescas, bolachas integrais, etc.);

Lave o cabelo regularmente, para não acumular uma queda abrupta.

Ler Mais
Scroll to Top