Body Combing: um Tratamento de Beleza Para as Amantes de Cristais

O mundo da beleza está totalmente voltado para um novo tratamento que implica o uso de cristais. Não, não é o rolo de quartzo rosa (mas poderia ser!). Este, dá pelo nome de Body Combing e promete ter sobre o nosso corpo um efeito naturalmente rejuvenescedor, podendo também melhorar a aparência do nosso rosto, transformando a textura da nossa pele e melhorando o nosso sistema imunológico, bem como os nossos níveis de energia. Muitas vantagens num tratamento só? Talvez, mas aparentemente esta é (mesmo) uma ferramenta transformadora em todos estes sentidos. A parte mais surpreendente para as amantes de cristais: esta técnica envolve pentes de jade e de quartzo rosa. Se isto for tão explícito para si quanto um excerto de um poema escrito em mandarim, não se preocupe. Continue a ler para perceber tudo.

Em que consiste o Body Combing?

O Body Combing é um tratamento de autocura chinês (que funciona tanto a nível físico como a nível energético), representando uma extensão do Gua Sha e proporcionando uma massagem mais profunda e intensa nos meridianos – os nossos canais de energia, segundo a medicina chinesa.

O poder de usar um cristal para nutrir a pele é algo já falado, principalmente pelo facto de este ser capaz de estimular a nossa circulação sanguínea e, consequentemente, de nos proporcionar uma aparência revitalizada, de dentro para fora.

Envolvendo o uso de ferramentas à base de cristais no nosso corpo, esta é uma prática que segue diversas técnicas específicas de massagem ao longo das nossas várias linhas de energia, por forma a diminuir a celulite e a retenção de líquidos, ajudando a expulsar resíduos que aí se acumulam (que podem ser, em certas situações, gordura).

Segundo o que se diz, o tipo de cristal que se escolhe usar nesta técnica desempenha uma determinada função (que um outro cristal não desempenhará). Por exemplo, enquanto a jade cria mais equilíbrio no nosso organismo, um quartzo rosa trabalha mais intimamente a nossa energia, transmutando-a.

Como Funciona?

Segundo os ensinamentos da medicina tradicional chinesa, o nosso corpo detém 12 canais de meridianos e todos eles começam na cabeça. Em cada um destes canais, existe um determinado ponto onde a nossa energia vital é mais acessível (local onde, geralmente, se inserem as agulhas de acupuntura).

Para que os efeitos sejam visíveis, este é um tratamento que deve ser efetuado diariamente, durante alguns minutos e, de preferência, com a ajuda de um óleo corporal ou com a água do chuveiro (isto porque o objetivo é fazer com que o cristal deslize mais facilmente sobre a pele).

Assim, seguindo o fluxo de energia dos meridianos, deve trabalhar-se a parte externa de cada membro, passando-se, depois, para a parte interior dos mesmos, fazendo seis movimentos por cada área. De acordo com aquilo que dita esta medicina, este passo servirá para limpar estes canais de bloqueios físicos e emocionais que acumulamos ao longo das nossas vivências.

Não é suposto sentir dor no momento destas massagens, mas sim bem-estar e prazer. Devem, também, ser feitos movimentos rápidos em qualquer área mais problemática. Isto vai deixar a pele vermelha, em alguns casos, mas faz parte do processo.

É realmente muito importante o uso de um óleo corporal quando se faz um tratamento como o Body Combing. Pode começar pelo pescoço (parte de trás) e ao lado de cada ombro, seguindo para a linha do meio da coluna vertebral e restante área das costas. As zonas que sucedem são o peito, os braços e as pernas, respetivamente (deve pressioná-las com delicadeza).

Porquê usar cristais nesta técnica?

Pelo facto de este ser um tratamento que passa não só pela nossa parte física, como também pela nossa essência energética, o uso dos cristais acaba por ser elementar, já que se acredita que estes são uma fonte de cura, equilibrando a mente e o corpo. Cada cristal carrega uma vibração com um propósito específico e cada um é responsável por determinados benefícios e sensações.

Tratar uma parte, para tratar o todo.

Já que este é um tratamento chinês, é importante tentarmos compreender a natureza desse mesmo conhecimento. A medicina chinesa acredita que para tratar meramente uma parte do corpo, devem tratar-se todas as partes, uma vez que os problemas de saúde começam, primeiro, a nível energético (ou seja, partem de uma emoção), comportando uma interrupção no fluxo de energia ao redor do organismo.

Assim, o Body Combing trabalha no sentido de desbloquear essa estagnação que pode estar a acontecer nos nossos canais energéticos, deixando-nos relaxadas e rejuvenescidas. Aumentar a imunidade, reforçar a textura da pele e ajudar a manter os nossos músculos fortes são, assim, os principais motivos pelos quais esta técnica deve integrar a nossa rotina de beleza e de bem-estar – tal como um desporto.

Principais benefícios para a saúde:

O Body Combing não é apenas sobre tonificar o corpo – é sobre «tonificar» o nosso sistema imunológico. Cada um dos nossos órgãos está conectado a um meridiano em concreto. Por isso, se trabalharmos esses canais, estimulando a circulação sanguínea desses pontos e massajando-os com a ajuda de um cristal, conseguimos devolver o equilíbrio a esses mesmos órgãos, limpando aquilo que os tem estado a bloquear.

Através de uma prática regular desta técnica, suaviza-se a aparência da pele, descongestionando-a e nutrindo-a, deixando os braços mais macios e o decote mais hidratado.

Ler Mais
Scroll to Top