Guia Para Uma Maquilhagem de Festa Perfeita

Este não é só um guia de maquilhagem, é um guia de transformação e de beleza. Quer seja completamente fanática por cosmética, quer não saiba, sequer, distinguir para que serve cada pincel, o dado adquirido mantém-se: está no sítio certo. A Frederica vai transformá-la na rainha de todas as noites – é uma promessa!

Primeiro passo: esfoliação.

Esfoliar a pele antes de começar a maquilhá-la é uma arma poderosa. O segredo para um rosto verdadeiramente bonito, de dentro para fora, não está apenas nos produtos que escolhe usar, mas sim numa limpeza profunda e num aspeto fresco. Por isso, para eliminar todas as células mortas e para garantir que ficará com um ar muito mais acordado, esfolie o rosto numa primeira instância. De seguida, aplique o seu hidratante habitual. Quando passar para a base, verá que esta se fundirá na pele com uma suavidade completamente diferente.

Dica importante: não se esqueça de esfoliar também os seus lábios. Ninguém quer aplicar um batom vermelho va-va-voom e exibir, em simultâneo, uma série de peles, verdade? Aplique vaselina e faça movimentos circulares com uma escova de dentes velha, para expulsar as peles mortas.

Pele sublime, a regra de ouro.

Se a sua pele for seca, aplicar creme hidratante é imperativo. Dessa forma, esta ganha uma outra estrutura e prepara-se para receber a maquilhagem, sem que fique com falhas ou linhas de expressão muito vincadas.

Em contrapartida, peles mais oleosas pedem, impreterivelmente, que aplique um pó para fixar tudo o que aplicou. Tome apenas atenção para não aplicar uma quantidade exacerbada, já que isso acabará por conferir à sua tez um aspeto de máscara. Pressione um papel absorvente nos pontos oleosos do rosto para que este absorva o óleo sem desfazer a sua make-up.

O melhor truque para uma pele imaculada, horas e horas? Borrifar um fixador de maquilhagem ou uma água termal assim que o look estiver finalizado. Se possível, arranje espaço na sua carteira para levar o produto e ir aplicando quando sentir necessidade. Assim, garante que continua impecável – toda a noite.

Escolha o seu melhor iluminador.

Em dias de festa, seria um crime não ter por perto esta caixinha mágica. Iluminar os pontos altos do rosto – têmporas, nariz, arco do cupido, canto inferior dos olhos – transforma por completo qualquer look de maquilhagem. Existem iluminadores para todos os gostos (líquidos, em creme e em pó), mas para brilhar por horas infinitas, opte pela última versão. É uma escolha certeira e pode usá-la tanto de um modo mais discreto, como de uma forma mais intensa e marcante.

Truque infalível: se estiver a usar um decote, aplique também iluminador no peito e no queixo.

Não é um diamante, mas brilhará como um.

Noites de festa pedem looks mais dramáticos e intensos. Adicionar shimmer aos olhos fica sempre bem, desde que comedidamente. Misture um pigmento metálico com a sua sombra de olhos e esfume tudo muito bem. Desta forma, conseguirá fazer com que até a sombra menos pigmentada ganhe outra dimensão.

Também pode optar por aplicar sombra cintilante acima da íris do olho e no seu canto interno. Esse gesto abrirá o olhar e irá torná-lo muito mais iluminado, algo que irá também sobressair nos seus retratos fotográficos. Temos apenas uma recomendação: não exagerar. O brilho pode apenas ser aplicado, no máximo, em duas zonas (acima das maçãs do rosto e nos olhos, por exemplo).

Já que estamos a falar de olhos, porque não experimentar arrojar nas cores? Se não ousar agora, quando é que o fará? Experimente jogar com tons malva e caprichar com um olho mais esfumado, usando também um lápis castanho para delinear e terminar por espalhar tudo até que a mistura de tonalidades aconteça. Se não tiver um pincel de esfumar, use cotonetes (são os melhores pincéis e são também higiénicos!). O segredo para manter a sombra no lugar – durante horas – é usar primer de olhos.

E se quiser destacar-se por entre um mar de vestidos e de fatos pretos, a dica chave é juntar a este look, além do iluminador, um blush rosa bebé.

Arrojar nos olhos ou na boca?

A escolha é sua. Se pretender fazer uma maquilhagem mais vincada nos olhos, convém usar um tom mais suave nos lábios (usar um gloss transparente é um clássico que nunca falha). Se, por outro lado, preferir uma boca mais marcante e sensual, os olhos devem permanecer mais neutros e discretos. Enfatizar a boca e os olhos fará com que corra o risco de dar à sua maquilhagem um aspeto muito mais exagerado do que aquilo que se pretende. Escolha apenas um dos dois e dificilmente errará.

Beber sem esborratar? Sim! Faça com que o batom dure, dure e dure.

Usar um lápis de lábios do mesmo tom do batom é fundamental para complementar um efeito que se quer perfeito. Primeiro, vá preenchendo a linha à volta da boca com o delineador e, só depois, pinte com o batom. Coloque pó translucido por cima e, depois, passe novamente uma camada de batom por cima.

Adeus, pestanas postiças.

Este artigo não é sobre como ficar bonita recorrendo ao artificial. Este artigo é sobre como brilhar, sem perder naturalidade e sem parecer que esteve cinco horas em frente ao seu espelho. Por isso, no assunto «pestanas incríveis», o segredo é garantir que estas estão limpas antes de aplicar a máscara. Nunca aplique máscara sobre camadas de produto já secas. Use o modelador de pestanas para as tornar ainda maiores e mais curvadas.

Sobrancelhas on fleek.

Sabia que pentear as sobrancelhas para cima funciona como um efeito lifting instantâneo? A verdadeira moldura do rosto são as nossas sobrancelhas. É por isso que se estas não estiverem feitas – preenchidas e penteadas – qualquer maquilhagem, por mais fabulosa que esteja, parecerá inacabada. Mantenha-as no lugar e use um gel de sobrancelhas, que manterá os pelos on fleek, horas e horas.

Matchy-matchy não é o caminho.

Vestido brilhante, maquilhagem brilhante? Errado! Se usar peças mais vistosas e sensuais, a maquilhagem tem de ser mais leve; se, por outro lado, usar tons sóbrios e cortes discretos, poderá (agora sim) ser mais ousada na sua maquilhagem.

Ler Mais
Scroll to Top