Qual a Ordem Correta Para Aplicar os Seus Produtos de Skincare?

Creme de dia, primer, sérum, creme de olhos, creme de noite. Poderíamos dizer que a lista de produtos de cuidado de rosto não tem fim. Mas mesmo não sendo infinita, é suficientemente extensa para nos baralhar as ideias quando o assunto é tentar decifrar a ordem mais correta para os usarmos.  

Para cada tipo de pele específico, existe uma rotina de cuidados personalizada. Nesse caso, só um dermatologista a poderá determinar com exatidão. O Universo dos produtos de cosmética é, efetivamente, muito rico e variado, e é possível que leve algum tempo até que consigamos encontrar os produtos que mais sentido fazem para a nossa pele. Por exemplo, alguns hidratantes apresentam uma composição com propriedades que bloqueiam a absorção de ingredientes ativos, ao passo que outros conseguem ser absorvidos muito mais facilmente.

Alguns produtos são demasiado consistentes e pesados para serem usados todos os dias, nomeadamente os esfoliantes. Por isso, a consistência dos cosméticos que aplicamos diariamente é importante na hora de entendermos a sua eficácia e a possibilidade de obtermos melhores resultados.

O nosso tipo de pele é o fator que determina aquilo que devemos usar – e com que frequência o devemos fazer.

De manhã, qual a melhor ordem para aplicar os produtos de beleza?

Ainda que as nossas necessidades variem de acordo com o nosso tipo de pele, existe uma ordem standard que funciona para a maioria de nós. Por norma, devemos iniciar a nossa rotina no produto de textura mais fina e terminando no produto de textura mais grossa. Mas esta regra não é completamente inquebrável.

Em primeiro lugar, devemos começar pela limpeza, removendo suavemente o excesso de óleos e de resíduos que se acumularam na pele durante a noite anterior. Desta forma, além de prevenir o aparecimento daquela espinha indesejada, otimiza também todos os passos que dará posteriormente. Uma pele profundamente limpa é a base para uma maquilhagem perfeita.

Passando a parte da limpeza, é importante a tonificação, que apesar de ser opcional pode fazer a diferença. Os tónicos podem ser usados para remover sabão acumulado ou o excesso de óleo natural, mas também podem apresentar propriedades que lhes permitem hidratar a pele enquanto equilibram o seu pH. Vale a pena usar um tónico? A resposta está na reação do seu rosto. À medida que o usar, perceberá se faz sentido ou se este é, simplesmente, um ponto a ignorar.

A terceira fase comporta a prevenção do envelhecimento precoce e da desidratação. Como? Fazendo uso de produtos que detenham vitamina C e outros antioxidantes na sua composição. Normalmente, estas loções apresentam uma textura muito leve e são ideais para aplicar antes do hidratante habitual. É importante não saltar esta dica, uma vez que esta é responsável por evitar que a poluição e os raios UV causem danos irremediáveis na nossa aparência.

Em quarto lugar, surge a hidratação – se preferir um aspeto totalmente natural ou se não usar maquilhagem, este pode ser um dos últimos produtos a aplicar na sua rotina matinal. Um creme hidratante, quando mais espesso, funciona como uma espécie de barreira para evitar a perda de água. O problema é que, quando aplicado antes da loção de prevenção, este poderá impedir a penetração dos ingredientes ativos presentes nesta última. Nem todas nós necessitamos de usar um hidratante hiper potente de manhã e à noite. Tudo dependerá, uma vez mais, das necessidades da nossa pele.

Por último, antes da maquilhagem, surge a fase da proteção: a aplicação do protetor solar, mesmo no inverno. Proteger a pele da exposição diária à radiação ultravioleta é crucial para nos precavermos de envelhecer cedo demais. Procure um hidratante que possua protetor solar, para que consiga combinar a hidratação e a proteção num só produto.

E à noite? Qual deve ser a nossa rotina de beleza?

À noite, devemos iniciar os cuidados de beleza com uma limpeza profunda, passando pela tonificação e pela utilização de produtos reparadores (os que possuem vitamina A ou outras) e terminando na hidratação. O creme de noite deve, assim, ser o último produto a aplicar.

Produtos como esfoliantes, séruns ou loções antioxidantes ou com as vitaminas A e C devem ser usados apenas uma ou duas vezes por semana. Aplicá-los todos os dias não irá beneficiar peles normais ou sensíveis.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.