Cabelo à Prova de Inverno

Chuva, vento e frio. Tudo isto comanda o inverno e tudo isto impacta, significativamente, o nosso cabelo. Descendo as temperaturas, desce também a nossa saúde capilar. As pontas do cabelo começam a ficar, nitidamente, mais secas, e as raízes mais frisadas. A pensar nisto, reunimos tudo o que precisa de fazer para que a moldura do seu rosto consiga sobreviver aos dias mais cinzentos e ventosos – mesmo nos dias em que está com mais pressa para sair de casa.

Mantenha as pontas e o couro cabeludo impecáveis.

As baixas temperaturas que se fazem sentir nesta altura do ano são uma verdadeira ameaça para os nossos fios de cabelo, mas com os cuidados certos podemos ver diminuídos os danos. A hidratação, através do condicionador e da máscara, é realmente fundamental para que as pontas não apresentem um aspeto espigado e seco. Uma outra solução, para casos mais extremos, será procurar um tratamento especificamente criado para este problema, sem que o cabelo necessite de ser enxaguado, fortalecendo-o e conferindo-lhe um aspeto mais cuidado.

O couro cabeludo é também uma área que carece de uma maior atenção da nossa parte, nesta altura do ano. A variação das temperaturas – gélidas no exterior, quentes em interiores – é algo que deixa os couros cabeludos escamados e secos. Neste caso, é importante fazer uso de um champô que detenha ácido salicílico na sua composição, por forma a possibilitar uma esfoliação, removendo células mortas e destruindo a acumulação de produto no couro cabeludo.

Lembre-se de repor o brilho natural do seu cabelo usando um spray de brilho e de, nos momentos em que está a modular, usar um protetor térmico que também amacie as pontas. Este último gesto é (mesmo) essencial.

Use um pente de metal.

A indesejada carga estática que acontece nos dias mais frios do ano é também algo que poderemos contornar, usando um pente de metal nos momentos em que precisamos de pentear o cabelo. Escovando-o com um objeto metálico esse aspeto estático diminuirá e o look ficará, automaticamente, mais bonito.

Use um secador iónico.

Se sente que o seu cabelo não fica com a textura ideal depois o secar, saiba que o problema pode estar no secador que utiliza. A verdade é que existem diferentes tipos de secadores, sendo que existem alguns que estão destinados a ajudar significativamente na redução do aspeto frisado. Para evitar essa situação, escolha um secador iónico, para secar corretamente os fios. Emitindo iões negativos – partículas que ajudam a separar e a evaporar as moléculas da água rapidamente – estes secadores farão com que o nosso cabelo não precise de passar tanto tempo em contacto com o calor, protegendo-o e prevenindo dos danos que advêm dessa exposição. Aqui, mais uma vez, o uso do protetor térmico é imperativo. Inclua-o, sempre, na sua rotina, independentemente da estação do ano em que nos encontramos.

Não saia de casa com o cabelo molhado.

Se é daquelas que toma banho de manhã e que sai de casa com o cabelo molhado, talvez seja melhor repensar a hora a que toma o seu banho. Talvez o melhor seja fazer esta higienização na noite anterior, para que na manhã seguinte não perca tanto tempo a efetuar a secagem. É importante que esta seja efetuada corretamente, uma vez que, com o clima frio, o cabelo molhado corre o risco de quebrar.

Use champô seco.

Para aumentar o volume do seu cabelo, usar um champô seco poderá fazer todo o sentido. O processo de lavagem, de secagem e de modulação não é o sistema mais prático e rápido do mundo e, nessa medida, este produto é um grande facilitador. Graças ao facto de expandir o fio de cabelo e de lhe conferir mais textura e volume, o champô seco é Universo de vantagens num frasco que nos pode poupar muito do nosso tempo.

Faça hidratações noturnas.

O ar seco da noite absorve a humidade do cabelo, daí ser tão importante reservar, pelo menos uma noite por semana para fazer uma hidratação à base de óleo nos cabelos secos. Ajudará dormir com um lenço de seda para proteger o cabelo e evitar atritos, mantendo também os níveis de humidade equilibrados.

Ler Mais
Scroll to Top