Comece o Ano da Melhor Forma

Boas vibrações, saúde, amor e paz. O nosso desejo é poder incluir tudo isto no novo ano, a dar luta aos desafios que a vida nos quiser lançar. Deixar a nossa fé guiar-nos e acordar, todos os dias, com um estado de espírito puramente elevado nem sempre é fácil. Ainda assim, a ideia é tentar encontrar a melhor forma de o conseguir, através de pequenos – grandes – gestos, que trazem nova energia à porta deste embarque. O (re)começo inicia-se agora.

Que tal uma nova rotina matinal?

Levamos uma vida frenética. Raramente paramos para saborear pequenos momentos porque a nossa cultura assim o exige. E a verdade é que, por vezes, vamos até ao limite para conseguir atingir o maior nível de produtividade possível, deixando para segundo plano o autocuidado e o nosso bem-estar mental. Pequenos rituais podem ser poderosos quando nos ajudam a libertar de tudo o que preferimos deixar para trás, mesmo que estes envolvam apenas o acender de uma vela enquanto fazemos journaling.

Entrar na nova década pode representar a mudança. Por isso, podemos olhar para este novo estágio como se de uma verdadeira revolução se tratasse, assumindo o compromisso de priorizar o tempo para nós mesmas, desde o momento em que acordamos e saímos da cama.

Criar uma rotina matinal, mesmo que esta dure apenas dez minutos, é uma forma de a fazer recordar de que é merecedora de ser colocada em primeiro lugar. A proposta é uma espécie de mindfulness da beleza, sem mantras. Sempre que acorda, tente relaxar enquanto executa os seus hábitos básicos diários.

Sabemos que, nos dias frios de inverno, é realmente desafiante deixar a sua cama, que é muito mais aconchegante que a chuva que cai lá fora. A boa notícia é que esse panorama pode mudar se existir um motivo que a faça querer sair do seu «ninho» – vestir um robe quentinho, por exemplo.

A par desse primeiro passo, a melhor forma de começar o dia é (surpresa!) fazendo exercício. Não precisa de ser uma corrida intensa ou uma caminhada longa. Pode ser, simplesmente, um exercício rápido de Chi Kung ou de Yoga, que encontre na Internet. O facto de exercitar o seu corpo ao acordar fará com que se mantenha mais facilmente desperta e que o sono que possa estar a invadi-la se dissipe.

Encontre o seu ritual de energia.

Se a sua manhã só começa depois de beber o seu café – e se pertence ao grupo das pessoas que imploram para que ninguém lhes fale antes de estas tomarem o seu – então, estamos a falar precisamente do passo que não deve saltar. Se, em contrapartida, dispensar o café, encontre a bebida que mais energia lhe dá – um chá de matcha, por exemplo – e integre-a no seu programa matutino, todos os dias.

O foco deve estar em si.

Este momento é sobre si, e para si. Assuntos de trabalho devem ficar fora da sua mente a determinada altura do dia, bem como tudo aquilo que implique a presença do telemóvel (a não ser que este sirva apenas para ouvir a sua playlist). Deixe as redes sociais de lado e enfatize o seu bem-estar.

Limpe o seu espaço – físico e mental.

Limpar o seu oásis de serenidade é fundamental para sentir a vida fluir com mais facilidade. Há quanto tempo não lava a sua roupa de cama? Não precisa de responder. Comece por lavar a seco os seus lençóis, as suas capas de almofada e a sua colcha.

Depois, liberte a Marie Kondo que existe em si e passe à fase seguinte:

Dê uma limpeza ao seu armário. Desista de manter nele peças que sabe que não voltará a usar e ofereça-as a alguém que realmente precise delas;

Deite fora produtos que estejam fora da validade;

Atualize a decoração com detalhes minimalistas.

Tarefas anuais aborrecidas: check!

Que tal arrumar já o tema das questões aborrecidas (porém, necessárias)? Pegue no telemóvel e aproveite para programar, já, todas as suas consultas de rotina. Vai sentir-se a pessoa mais organizada e metódica do mundo.

Ler Mais
Scroll to Top