Como Viver o Momento e Estar Totalmente Presente nas Festas de Fim de Ano?

O que quer que sejamos, onde quer que estejamos – o importante é ser e estar por completo. Esta é a altura do ano em que nos preparamos para estar em família, mas será que temos – mesmo – de fazer longas viagens para não falhar a um plano que pode ser confundido com uma espécie de obrigação familiar e tradicional? Existem múltiplas perspetivas e diversas formas de entendimento desta questão.

Porque não encontrarmos um equilíbrio entre o tempo que passamos a sós e o tempo que passamos na companhia de amigos ou familiares? Podemos – e devemos – ser nós a criar a nossa própria tradição. Porque no fim de contas, o importante nesta temporada é conseguirmos relaxar e passar algum tempo de qualidade com aqueles que nos são queridos.

Entre reuniões de família, festas e mesas repletas de doces, esta temporada não é apenas sobre diversão e alegria, mas também sobre emoções mais saudosistas e não tão brilhantes. Este ano, que tal tentarmos evitar o stress e aproveitarmos verdadeiramente este momento de comunhão?

Agradecer é a chave.

O que verdadeiramente nos conecta com o nosso entorno é a gratidão. Segundo grandes mentes filosóficas, ela é uma das maiores forças motoras da prosperidade. Quando adotamos uma postura de gratidão face ao que nos rodeia, adotamos uma posição positiva e transmutamos a energia que menos nos alegra. Sinta os aromas que restaram do Natal, veja beleza no imperfeito e ouça com atenção cada som. Há sempre algo para agradecer.

Escolha o que realmente importa.

Dizer “sim” a alguém, muitas vezes significa abdicar de uma outra pessoa ou situação. A vida é feita de escolhas e, como tal, terá de priorizar e escolher o que realmente a fizer sentir melhor. O seu tempo é valioso. Recoste-se no seu sofá, pegue no seu bloco de notas e escreva tudo aquilo que quer que realmente faça parte desta temporada.

Saboreie ao máximo as delícias da época.

Bem sabemos que dias de festa são dias gulosos. Verdade? O difícil é resistir ao que a mesa de família nos oferece. Mas se for só uma vez por ano, porque não? Ainda assim, coma apenas aquilo de que realmente gosta e desfrute ao máximo do sabor único dos pratos da família.

(Des)conectar.

Nesta altura do ano, é fácil perdermo-nos no sem-número de compromissos e tarefas às quais acreditamos poder chegar. Não raras vezes, concentramo-nos no que está em falta e avançamos mentalmente para o que vem a seguir na agenda. Resultado? Esquecemo-nos do que está a acontecer à nossa volta. Reserve um tempo para se afastar e respirar fundo, para finalizar o seu plano ou para ir fazer a sua caminhada habitual.

Aproveite também para deixar de lado o seu telefone. Não precisa de documentar as suas vivências mais íntimas e significativas nas suas redes sociais. Guarde esses momentos especiais num lugar só seu, mesmo que o mundo online chame por si. A mesma memória não pode ser vivida duas vezes – ainda que guarde registos fotográficos da mesma. Viva e sinta o momento, apenas com os seus. Faça as suas publicações só depois de as ter vivido.

Respirar a energia de fim de ano é respirar o que os seus olhos podem ver no único momento que tem, que é o presente. Pare e respire. O mais importante é ter por perto as pessoas certas. Escolha as que a preenchem e conecte-se a elas.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.