De Onde Surgiu a Tradição do Amigo Secreto?

E eis que chegamos à época dos festejos de fim de ano e das luzes brilhantes. São mil e uma tradições natalícias diferentes, mas há um costume que é praticamente universal: o de oferecer presentes. Deixe-nos adivinhar. Acabou de ler estas últimas palavras e lembrou-se do Amigo Secreto! Acertámos?

Este jogo é um verdadeiro clássico. Seja em jantares de trabalho ou em convívios familiares, esta tradição cultural não perde nunca a sua magia – e o único requisito é que existam pessoas suficientes para tornar tudo mais interessante. Se já jogou, sabe em que consiste a brincadeira: num grupo de família ou de trabalho, cada pessoa está designada a oferecer, secretamente, um presente a um outro participante. A parte mais engraçada é a de ninguém saber quem será o seu «amigo secreto» – ele só é revelado no momento da troca de presentes. Aquilo que a maioria de nós desconhece, também, é o facto de existir uma história por detrás deste hábito da velha-guarda.

Ao que parece, esta tradição é fundamentalmente ocidental e nasceu quando Larry Dean Stewart, um americano conhecido por se preocupar com causas humanitárias, decidiu doar presentes anónimos a pessoas necessitadas, nos Estados Unidos.

Porém, aos olhos de outros países com culturas distintas, o Secret Santa (como também é apelidado) deve ser vivido de uma forma completamente diferente. Na Escandinávia, por exemplo, a tradição não consiste em doar algo a alguém, mas sim em deixar presentes nas casas das pessoas, bater na porta principal e depois fugir.

Hoje, o Amigo Secreto representa não só uma tradição, mas também aquilo a que podemos apelidar de negócio – existem até opções na Internet de se trocarem presentes com estranhos de todo o mundo.

Qualquer que seja a forma escolhida para abraçar este costume cultural, o propósito mantém-se e é, essencialmente, um: valorizar o verdadeiro espírito de doar e praticar a gratidão. E mais importante do que a surpresa, ao descobrirmos quem é o nosso «amigo secreto», ou do que o entusiasmo de escolhermos, criteriosamente, um presente para alguém de quem gostamos, são os sentimentos elevados que nos invadem quando há uma união – seja ela profissional ou familiar (sendo que os amigos são, também, a nossa família). Então, viva o Amigo Secreto como ele merece ser vivido, na companhia das pessoas de quem realmente gosta.

Ler Mais
Scroll to Top