Como Criar Uma Decoração de Natal Sustentável?


Dar à nossa casa um ar festivo enquanto estamos conscientes relativamente ao meio ambiente? É possível. A sustentabilidade é muito mais do que uma moda. Trata-se de cuidarmos desta enorme casa que é o nosso planeta. Por isso, que tal pôr mãos à obra e testar a nossas habilidades ecológicas (e decorativas)?

Nesta altura do ano, é importante que tentemos reduzir, tanto quanto possível, os desperdícios que acontecem a todos os níveis. Com mil e uma mudanças nos presentes (os verdadeiros vêm do coração!) e nas embalagens que escolhemos para os adornar, fazer decorações recicladas em casa é a oportunidade ideal para desacelerar e saborear esta temporada. Por um lado, conseguimos passar algum tempo de qualidade com a nossa família e, por outro, conseguimos sobreviver ao consumismo voraz.

Há quem acredite que o segredo para uma decoração de interiores elegante na época de Natal consiste em concentrarmo-nos numa área da nossa casa e tratar esse local como se este fosse o palco central de todos os acontecimentos. Podemos começar por escolher a cor principal e juntar-lhe uma cor complementar. Em suma, uma decoração elegante é aquilo que nos faz sentir bem, e se pudermos ter uma consciência ecológica enquanto trabalhamos nesse sentido, melhor.

Simplifique.

A primeira premissa a ter em mente é simplificar. Uma atitude mais pragmática reduz os custos, os desperdícios e o stress. Seja simples nas suas escolhas e lembre-se de que menos é mais.

Árvore de Natal amiga do ambiente.

Compra uma árvore nova todos os anos? É tempo de pensar duas vezes antes de o fazer. Por um lado, as árvores artificiais usadas por alguns anos são menos sustentáveis ​​do que as árvores vivas, que podem ser plantadas; por outro, as árvores artificiais usadas por mais de dez anos podem precisar de menos energia a longo prazo. Uma árvore real em vaso é uma boa opção, pois pode ser usada por vários anos antes de ser plantada ao ar livre.

Adeus, plástico.

Evite o plástico e traga elementos da Natureza para o interior da sua casa – grinaldas de pinheiros, por exemplo. Se for de um tamanho pequeno, pode aproveitar e colocar uma vela lá dentro). Objetos artesanais têm também muito mais significado e existem alguns com uma aparência magnífica.

Crie os seus próprios enfeites.

O importante é escolher ornamentos que, além de serem esteticamente apelativos, possam também ter uma durabilidade considerável. O metal, o tecido e a madeira duram mais do que plástico ou vidro. Dê asas à sua imaginação.

A iluminação.

Porque não usar lâmpadas LED? Esqueça os fios de Natal que estão guardados no sótão há dez anos. Estas lâmpadas podem economizar até 90% (ou mais) em custos de energia e durarão mais do que as tradicionais. Outra questão importante para poupar energia concentra-se no uso de temporizador para controlar as luzes dos fios que adornam as árvores e, claro, as luzes do lado de fora da sua casa. Pode encontrar temporizadores à venda em algumas lojas, mas pode também optar por colocar um alarme no seu telefone (funciona sempre).

Ler Mais
Scroll to Top