Pele Seca no Inverno?

É automático: as temperaturas descem e a nossa pele esmorece, ficando seca, sem a luminosidade veranil que antes a caracterizava e com sede de algo que a hidrate em profundidade. A maquilhagem pode ficar perfeita ao longo do dia, mas quando a noite cai e chega o momento de passar para a limpeza do rosto, sentimos que este implora por algo que lhe dê vida.

Ainda assim, é importante compreendermos que o facto de a pele ficar seca depois de a desmaquilharmos pode não querer dizer que essa seja a sua verdadeira natureza, sendo que o problema pode estar no tipo de produtos que escolhemos usar e na reação que a sua composição irá espoletar na derme, que tentará compensar possíveis danos – produzindo mais óleos ou aparentando estar muito mais seca.

De acordo com alguns dermatologistas, a pele seca pode assumir vários tipos de aparência. A vermelhidão, a descamação e a irritação são alguns dos possíveis sinais. Mas, novamente, se a pele se torna especialmente seca depois de lavarmos o rosto, rapidamente constataremos que o desmaquilhante que estamos a usar não se adequa.

A ausência de hidratação é o primeiro passo para deixar a pele mais seca. É também importante termos a certeza de que as loções hidratantes que estamos a usar penetram realmente abaixo da sua superfície. A maior parte dos tónicos detêm na sua génese ingredientes que deixam o nosso rosto mais seco, tornando o uso do sérum uma solução muito mais adequada nesta circunstância.

A água potável e a ingestão de vitaminas podem fazer a diferença no aspeto da nossa derme. A dica chave neste capítulo continua a ser algo que já terá ouvido inúmeras vezes: beber muita água. E porquê? Porque ela é uma ajuda preciosa para filtrar tudo no seu intestino – e tudo o que acontece na superfície da pele começa no intestino. Se não tivermos um intestino filtrado, não teremos um intestino limpo. E se não bebermos a quantidade de água de que necessitamos, a pele irá refletir essa desidratação.

Aplicar demasiado creme hidratante? Errado!

Um erro muito comum é aplicar grandes quantidades de creme hidratante, acreditando que esse gesto irá deixar-nos mais hidratadas. A nossa pele precisa de respirar. Não deve abusar nas quantidades de produto que utiliza, porque dessa forma os poros ficarão obstruídos. Use quantidades simbólicas da sua loção hidratante e evite fórmulas demasiado pesadas.

Saiba ler o que a sua pele lhe quer dizer.

Ao acordar, toque na sua pele e tente perceber se está a escamar, se está seca, sensível ou oleosa. São muitos os fatores externos que influenciam a sua aparência: a poluição, o ar condicionado, o stress, entre muitas outras condicionantes. Em determinados dias, a pele precisa de um óleo nutritivo; noutros, beber mais água será o suficiente. Uma dica para casos «urgentes»: junte umas gotas de óleo ao seu creme hidratante. A verdadeira diferença está na utilização de uma hidratação extra, especialmente se passa muitas horas sentada no escritório.

Faça uma máscara.

Faça a sua própria máscara com o seu ingrediente ativo favorito. Use um sérum em camadas, em vez de usar uma dose enorme de produto. Deixe que a sua pele absorva tudo e, após dez minutos, massageie o produto restante e relaxe.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.