O Que Levar de Presente Para um Jantar em Casa de Amigos?

Na hora em que somos convidadas a ir a um qualquer jantar em casa de amigos, somos deparadas com uma questão permanente: afinal, temos ou não de levar um presente?

De facto, as regras de etiqueta dizem-nos que sim. Por cortesia, devemos levar um agrado a quem abre as portas da sua casa para nos receber. Este não é, claramente, um gesto de cariz obrigatório. Porém, é de bom-tom fazê-lo.

É importante ter em atenção o perfil do anfitrião (ou anfitriã). Não devemos descartar as clássicas flores, um bom vinho ou uma sobremesa, mas se quisermos ser mais criativas e personalizar a nossa oferta iremos demonstrar uma gentiliza e um carinho capazes de agradar quem nos recebe. Outra das opções é levar connosco alguns produtos para criarmos a nossa própria bebida, preparando uma entrada para surpreender (temos uma sugestão de receita para uma sangria cor de rosa no nosso site, pode consultá-la, aqui).

Tenha sempre em mente que este é um momento de descontração e de interação. Não precisamos de seguir à risca os protocolos convencionais e fazer «cerimónia». Deixamos-lhe algumas sugestões de presente, ora veja:

 

Catos.

Se à primeira vista este lhe parece um presente demasiado improvável, liberte-se dessa ideia. Segundo o Feng Shui, os catos são considerados verdadeiros guardiões de uma casa. Purificam o ambiente, ajudam os moradores a conhecer a sua força interna e são uma espécie de lembrança de vitalidade e de integração com o mundo que nos rodeia. Oferecer um cato é, deliberadamente, desejar o bem à pessoa presenteada. Explique-lhe isso, para que dessa forma dê a conhecer as suas intenções.

 

Difusores de pauzinhos.

Para um ambiente acolhedor, quem não aprecia um agradável cheirinho no espaço onde se encontra? Existem vários tipos de ambientadores ou até mesmo velas com cheiro. Para uma ocasião como esta, escolha os difusores de pauzinhos, para aromatizar a sala de estar.

 

Um produto típico da sua zona.

Decerto que muitas de vós não se encontram a viver em Portugal. Quem não gosta de receber um presente simbólico vindo de uma outra parte do mundo? A resposta é óbvia e clara: todas adoramos. Por isso, na hora de ir a casa de uma amiga que já não vê há meses, opte por levar algo típico da sua zona. É algo com um significado extra, inesquecível.

 

Um bom azeite.

Existem os apreciadores de um bom vinho. Depois, existem aqueles que não descuram um bom azeite. Este é um elemento que quando utilizado numa entrada, numa salada ou em qualquer outro prato faz (definitivamente) toda a diferença. Para além de ser uma opção saudável, constitui o toque especial de que a nossa refeição precisa – afinal, não é por acaso que é considerado um dos pilares da cozinha moderna.

 

Chás.

Principalmente em dias de inverno, um bom chá ou infusão é algo que nos reconforta quando chove lá fora. Numa visita a casa de uma amiga, opte por levar uma destas sugestões em substituição do café.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.