Outubro Rosa, um Mês Para Relembrar a Importância da Sua Saúde

Outubro Rosa. Conhece o movimento? A iniciativa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular o controlo e a prevenção do cancro da mama que, infelizmente, é uma realidade bem presente no nosso país e no resto do mundo.

As campanhas que ocorrem no decorrer de todo este mês surgem, então, com o objetivo de promover a consciencialização e o diagnóstico da doença, bem como de partilhar informações sobre a mesma. A cor rosa é, desde sempre, a escolhida para representar o movimento, pelo que se nos próximos dias observar montras vestidas desta cor, rapidamente se aperceberá que a estão a relembrar que deve fazer o seu diagnóstico. No fundo, este tema não tem de ser um tabu. Que tal partir, desde já, para a prevenção?

Não só relativamente ao cancro da mama, mas também no que diz respeito a outras doenças, o diagnóstico é fulcral, uma vez que permite que o tratamento do mesmo seja mais eficaz. A partir dos 40 anos devemos estar mais atentas em relação ao nosso corpo. E se o devemos ouvir sempre, a realidade é que esta é uma altura da nossa vida em que devemos estar em alerta constante. Por isso, e porque deve haver sempre tempo para nos ouvirmos, o auto-exame da mama deve ser feito mensalmente, sobretudo na semana após o fim do fluxo menstrual.

Apresentamos-lhe, abaixo, o diagnóstico sugerido pela Cuf . Faça-o hoje mesmo, em frente ao espelho.

1ª Etapa:

1- Observe os seus seios, primeiramente com os braços para baixo e depois, para cima;

2- Procure alterações no contorno da mama, zonas de endurecimento, inchaços, caroços na pele e mudanças de cor na pele e mamilo;

3- Sinta e observe as suas mamas utilizando a polpa dos dedos.

2ª Etapa:

Método linhas verticais: comece por um lado da mama e passe os dedos de baixo para cima e de cima para baixo, até chegar ao outro lado da mama;

Método círculos concêntricos: comece da parte de cima da mama e faça círculos no sentido dos ponteiros do relógio, aproximando-se progressivamente do centro;

Método do relógio: divida a mama em seis segmentos imaginários. Comece a partir da parte de cima da mama (12 horas) e desça até ao mamilo, fazendo pequenos movimentos circulares. De seguida, ponha os dedos nas 2 horas e repita a mesma operação. Continue até ter visto os seis segmentos.

Nesta altura do ano, são também várias as marcas que demonstram o seu cariz solidário em assuntos tão delicados quanto a saúde feminina. A marca de vestuário Kiabi, por exemplo, mantém o seu compromisso com a luta contra o cancro da mama, apresentando uma coleção de lingerie pós-operatória e outras peças complementares a preços acessíveis. A campanha estará em vigor ao longo de todo o mês de outubro e as peças assumem o valor mínimo de €16,00.

Por Raquel Germano.

Ler Mais
Scroll to Top