O Que Fazer Quando Tem Fome Antes do Jantar?

Por vezes, o estilo de vida agitado que levamos compromete o nosso regime alimentar. Devemos valorizar uma dieta equilibrada e saudável, mas para isso é igualmente importante que sigamos horários de refeição adequados ao nosso organismo.

Segundo a nutricionista Catarina Sofia Correia, o número ideal de refeições diárias deverá equivaler a cinco momentos do dia: o pequeno-almoço, um lanche a meio da manhã, o almoço, um lanche a meio da tarde e o jantar.

Faça pausas no trabalho e evite ficar muito tempo sem comer, pois este gesto além de prejudicar o seu raciocínio, fará com que deseje saciar a fome através de alimentos pouco saudáveis, ricos em açúcar e em gorduras.

Quando estes intervalos não são respeitados, existe uma maior probabilidade de sentir fome no final do dia, antes do jantar. “E quando isto acontece não há qualquer controlo nos alimentos que serão ingeridos, nem tão pouco nas suas porções”, afirma a nutricionista.

Quer saber o que fazer quando isto acontece? Primeiro, é importante que consiga distinguir as diferenças entre ter fome e ter vontade de comer. A fome é uma vontade física; já a vontade de comer é um desejo emocional. Tente controlar-se e seja racional. Antes de escolher o que vai comer, pense “estou realmente com fome?”.  Perceba se lhe apetece comer algo porque está emocionalmente em baixo ou se é um hábito. Se este último for o caso, então “é provável que esteja a ingerir mais calorias do que aquelas que o corpo necessita”.

A melhor forma solucionar este problema é relaxar e encarar as suas tarefas diárias de forma tranquila. Se assim o fez até aqui e não resultou, provavelmente a fome será física. Aposte numa alimentação o mais equilibrada possível. Neste sentido, existem várias dicas para evitar ter fome antes do jantar (aquela altura propícia para deitar o olho a qualquer petisco que esteja à mão!). Tome nota:

  1. Evite períodos de jejum e faça várias refeições durante o dia de três em três horas;
  2. Se vai comer antes do jantar, opte pela sopa em vez das bolachas ou do pão. Esta deve ser a sua aliada, todos os dias. Só tem de antecipar a sua ingestão;
  3. Jante mais cedo. Se tiver fome no decorrer da noite, aposte numa refeição simples e saudável;
  4. Faça um segundo lanche da tarde. Antes ou depois de sair do trabalho, coma uma peça de fruta ou outros snacks saudáveis, como um iogurte ou frutos secos.

Por Adriana Pereira

Ler Mais
Scroll to Top