Hot Yoga: a Modalidade Que a Põe a Exercitar a 40ºC

Já ouviu falar em hot yoga? O yoga, por si só, é um desporto que já existe há milhares de anos. O hot yoga é uma prática recente, que pretende reforçar os benefício do treino tradicional, como a redução de stress, ganhar força e flexibilidade. O facto de ser praticado num ambiente com temperaturas muito elevadas permite também fazer exercícios mais intensos para trabalhar os músculos do corpo.

A prática de hot yoga também pode ser denominada como Bikram yoga, pois a sua criadora chama-se Bikram Choudhury. A atividade consiste na realização de 26 poses e dois exercícios de respiração durante 90 minutos com a mesma ordem, aula após aula. Até aqui, tudo bem… mas e se lhe disséssemos que esta sequência de exercícios teria de ser feita sob a temperatura de 40ºC?

Se é amante do yoga clássico e se gosta de sentir que o treino fez, efetivamente, efeito, o hot yoga pode ser uma modalidade a experimentar. Para além da temperatura, outra característica que a pode deixar motivada é o facto de as aulas serem realizadas com música e existir interação constante entre professor e alunos.

O ambiente em si pode tornar-se um desafio. No entanto, se praticar hot yoga de forma correta e segura, abaixo encontram-se alguns dos benefícios que pode adquirir com esta prática:

Melhora a flexibilidade.

Fazer um aquecimento antes do treino é importante para preparar os seus músculo para o exercício físico e evitar lesões. No caso do hot yoga, ainda é mais importante, visto que o seu corpo é quase levado ao limite.

No entanto, o próprio calor em si permite que obtenha maior flexibilidade e que se movimente mais facilmente. O ambiente numa aula destas permite que as poses lhe pareçam mais fáceis. Ao final de dois meses, acaba por ganhar uma maior flexibilidade nas costas, ombros e pernas.

Queima mais calorias.

De acordo com estudos universitários, o hot yoga consegue queimar o dobro das calorias comparativamente ao yoga tradicional. Estima-se que as mulheres conseguem perder 330 calorias numa aula de 90 minutos e os homens 460 calorias.

Cria densidade óssea.

Ao praticar esta modalidade, os seus ossos suportam o peso na execução das poses. Este facto é especialmente importante para adultos e mulheres durante a menopausa, uma vez que a densidade dos ossos diminui à medida que envelhecemos. Já foi comprovado que, após cinco anos da prática de hot yoga, mulheres antes da menopausa ganham mais cálcio na zona do pescoço, ancas e costas. Assim, existe uma diminuição do risco de osteoporose.

Reduz o stress.

O yoga transmite vários valores e comportamentos que a ajudam a encarar a vida com mais positivismo. Acredita-se que cada pessoa tem controlo sob o seu comportamento e sob o ambiente social em que se encontra.

Melhora a depressão.

O yoga é conhecido como uma prática que a ajuda a relaxar e a melhorar o seu humor. Ao sentir-se melhor consigo própria, esta terapia também permite reduzir os sintomas de depressão.

Maior resistência cardiovascular.

Ao fazer diferentes poses de yoga num ambiente muito quente, o exercício acaba por ser mais intenso. O treino permite, assim, ganhar uma maior resistência em diferentes órgãos, como o coração e os pulmões, e músculos. Esta prática acelera a sua respiração e metabolismo.

Reduz o nível de glicose no sangue.

Todo o tipo de exercício ajuda a queimar calorias e a reduzir a circulação de glicose no sangue. Praticar hot yoga acaba por ser benéfico para pessoas que tenham risco de desenvolver diabetes de tipo 2, pois elimina grande parte do açúcar que se encontra no organismo.

Hidrata a pele.

Suar é um dos principais objetivos do hot yoga. Um dos seus maiores benefícios (voltamos a sublinhar!) é o facto de melhorar a circulação sanguínea, trazendo oxigénio e nutrientes para as células da pele.

Apesar destes benefícios, certifique-se de que se encontra em forma para começar a praticar esta modalidade. Mantenha-se hidratada durante o exercício e tenha precauções caso sofra de problemas cardiovasculares, diabetes ou anorexia nervosa. Caso esteja grávida, deve consultar o seu médico para saber se deve praticar ou não este desporto. Se sentir tonturas ou náuseas durante o treino, pare e saia imediatamente o treino.

Em boa verdade, o hot yoga pode não ser para todas as pessoas, mas se gosta de yoga tradicional e quer evoluir, esta modalidade que lhe apresentamos pode ser o que procura. Procure uma academia e satisfaça a sua curiosidade.

Por Adriana Pereira

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