Fim das Férias, Regresso ao Trabalho. E Agora?

O fim do verão e, na maioria das vezes, das tão desejadas férias, não é (nem nunca será) algo com que lidemos de bom grado. O regresso ao trabalho, às responsabilidades e aos dias longos (cheios de desafios!) pode aumentar o stress e deixar-nos um tanto ou quanto receosas.

Por isso, deixamos-lhe algumas dicas, para que esta rentrée seja conseguida com mais entusiasmo.

Reserve um tempo para si.

Apesar das oito horas de trabalho, dos afazeres domésticos, da atenção que a família também merece e de tantas outras coisas que durante o dia temos de tratar, é crucial um tempo em que estamos connosco mesmas e fazemos aquilo de que gostamos.

Descubra aquilo que mais lhe dá gozo fazer, quer seja ver um episódio de uma série, ler o livro que prometia ter lido há imenso tempo, ou até mesmo pesquisar profundamente sobre aquele assunto que tanto lhe interessa.

Acredite, não precisa de despender mais de 30 a 40 minutos e sentirá, com toda a certeza, que está a cuidar de si e a aproveitar o seu dia com algo que lhe traz pensamentos positivos.

Organize-se!

A sua disponibilidade mental para as demais responsabilidades pessoais existe durante o período da manhã ou prefere tratar de tudo durante a tarde? Estabeleça as horas e os dias da semana em que vai (mesmo) tratar de todos esses deveres e aproveite os restantes para cuidar de si.

Desta forma, não só tem mais tempo para quem mais gosta como vai sentir que vai conseguir desligar-se do mundo «sem culpa».

Sem bem-estar, o sucesso é dificilmente alcançável.

O seu bem-estar deve ser uma das suas maiores prioridades, uma vez que não a afeta somente a si, mas também aos que a rodeiam. As férias terminaram, mas os momentos de lazer, assim como a sua felicidade, não! Mesmo que seja impossível fugir àquilo de que menos gostamos de fazer e de lidar, faça um esforço para que consiga filtrar as coisas que a levam a sentimentos menos bons e atribua mais importância àquilo que a faz sentir bem e segura. Desta forma, os seus níveis de stress e de ansiedade irão diminuir.

Alimente as suas amizades!

Temos sempre mais tempo para os nossos amigos durante as férias, estamos menos sobrecarregados de trabalho, os horários coincidem melhor e sentimo-nos mais felizes para partilhar momentos com aqueles que nos querem bem.

Contudo, é importante manter essa relação de amizade durante o resto do ano, quer seja através de uma chamada, ou mesmo através de um café “assim que for possível”. Conversar, desabafar e trocar diferentes pontos de vista pode ajudá-la a manter-se mais leve.

Por Raquel Germano.
Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.