Será Normal Sentir Dor Depois do Treino?

Os dias de férias estão a acabar e, se gosta de exercício físico, não se deve preparar apenas para o regresso ao trabalho mas também para voltar ao ginásio. É normal ficar dorida nos primeiros dias de treino após uma pausa. No entanto, se a dor permanecer por muitos dias, fique atenta.

Segundo o médico Francisco Guerra Pinto, ortopedista no Hospital Cruz Vermelha, é preciso ter atenção aos limites de cada pessoa. Se nunca foi praticante de atletismo e, de um dia para o outro, acorda decidida a correr cinco quilómetros, o especialista alerta para a “existência de uma lesão causada pela sobrecarga. Todos nós podemos ser arrastados para níveis de atividade que ultrapassam a nossa prática habitual”.

Se as dores durarem mais de dois dias, deve interromper a atividade física e pensar em marcar uma consulta com um médico especializado neste campo para um diagnóstico mais preciso. Consulte um ortopedista, fisioterapeuta ou um profissional especializado em medicina desportiva. Caso o desconforto muscular se tenha iniciado após uma pancada ou entorse, é provável que se trate de uma situação «traumática» — neste caso, existe probabilidade de ter uma lesão desportiva.

Na realidade, as corridas não têm um impacto elevado a nível físico, pois, de acordo com Francisco Guerra Pinto, “o corpo humano foi projetado para podermos andar e correr”. A explicação está no facto de o ser humano estar preparado para os impactos da corrida, através das articulações — elas têm um sistema de amortecimento integrado, a cartilagem, sendo esta fortalecida através da prática de desporto.

Mas lembre-se: paciência e resiliência são as palavras-chave para conseguir resultados progressivos no exercício físico. O que não consegue fazer hoje, pode conseguir fazer dentro de alguns meses. E o tempo de recuperação depende da sua genética, mas também da intensidade do treino. Teste os seus limites mas não os ultrapasse.

O segredo é não apostar em exercícios intensos todos os dias. Aposte num treino equilibrado e não se esqueça de que, de acordo com Francisco Guerra Pinto, “o corpo demora cerca de 48 horas a recuperar de alguma sobrecarga positiva”.

Por Adriana Pereira

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