Desodorizante ou Antitranspirante? Saiba Quais São as Diferenças

Sabia que o suor é uma reação natural do seu corpo para a refrescar? Estamos a falar daquilo que pode ser para muitas uma verdadeira dor de cabeça. Porém, apesar de as glândulas sudoríparas (produtoras de suor) serem usualmente encaradas como algo negativo, a realidade é que elas têm uma função importante: a de regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.

Mesmo com uma função positiva, é bastante comum ser preciso recorrer a algum produto para resolver o excesso de transpiração ou mau odor. As soluções mais conhecidas no mercado são o desodorizante e o antitranspirante. Mas estes dois produtos não têm a mesma função, ao contrário do que muitas de nós possam pensar.

Os desodorizantes são um antimicrobiano, ou seja, têm como objetivo controlar as bactérias que causam mau odor. Mesmo que esteja a transpirar, este produto vai eliminar qualquer cheiro vindo das axilas. Se sofre deste problema, prefira os desodorizantes orgânicos, sem parabenos e sais alumínios. O ambiente agradece!

Mas, atenção: é mito o facto de se pensar que a transpiração tem cheiro. O mau odor só ocorre quando o suor se mistura com bactérias na pele.

Já o antitranspirante tem a função de bloquear as glândulas sudoríparas e de, por isso, reduzir a transpiração e o excesso de suor. Apesar da variedade de antitranspirantes que existem no mercado, o mais indicado para peles sensíveis é um que não contenha álcool. Se quer cuidar da sua saúde e do planeta, também deve optar por um produto sem sais de alumínio e sem parabenos.

Na realidade, o que os antitranspirantes fazem é formar uma camada protetora na região da axila, bloqueando temporariamente os poros. Apesar de este produto ser eficaz, o mesmo não deve ser usado em excesso, pois acaba por comprometer o equilíbrio térmico do corpo. Se escolher este produto, os dermatologistas aconselham aplicá-lo à noite para que funcione eficazmente no dia seguinte.

Após esta explicação, torna-se mais fácil escolher qual o produto ideal para a sua necessidade. No entanto, se sofre de ambos os problemas, temos uma solução para si: os desodorizantes antitranspirantes. Estes produtos apresentam ambas as funções, ajudando a equilibrar quer o mau odor, quer o suor em excesso.

Se a sua situação for incontrolável, mesmo com estes dois produtos, aconselhamos a que consulte o seu médico. Uma solução radical poderá passar por fazer injeções de botox ou escolher produtos específicos mais indicados para si.

Por Adriana Pereira.
Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.