Cuide dos Seus Dentes e Elimine o Bruxismo

Já ouviu falar de bruxismo? O nome pode parecer estranho, mas provavelmente já se deparou consigo a fazer demasiada força nos dentes e a rangê-los. O bruxismo é um distúrbio involuntário e inconsciente caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes. Se já reparou que sofre deste problema, o melhor é marcar uma consulta no seu dentista, pois a força excessiva na musculatura mastigatória provoca um desgaste natural nos dentes.

O bruxismo é um distúrbio mais comum do que pensa: 20% da população adulta sofre deste problema; já o bruxismo noturno é menos comum, pois só atinge 8% da população. Traduzindo estes números para Portugal, pode afirmar-se que cerca de 100 mil pessoas são afetadas por esta condição.

Se é uma delas, deve saber que o bruxismo é mais comum nos jovens e em pessoas que consumam cafeína, álcool e tabaco. Além disso, uma das principais causas do bruxismo é o stress e a ansiedade. Opte por um estilo de vida mais saudável, para que não comprometa a sua saúde oral. A verdade é que através deste problema poderá existir um desgaste do esmalte dos dentes, inflamação nas gengivas, perda prematura de dentes e demasiada mobilidade destes.

Se ainda tem dúvidas quanto a este problema, deve saber que os seus principais sintomas são dores de cabeça, desconforto nos movimentos temporomaxilares, dores nos músculos da face e na zona das orelhas, rigidez nos ombros e perturbações de sono. No entanto, o sintoma mais comum são as dores de cabeça. Já foi cientificamente comprovado que pessoas com bruxismo têm tendência a sofrer três vezes mais deste mal com esta condição.

Se tem filhos, saiba que os sintomas nas crianças mudam: é mais comum este problema estar associado a obstrução nasal, a problemas respiratórios e também a alterações de comportamento e atenção. Pode evitar alguns dos episódios de bruxismo ao relaxar a criança para diminuir os níveis de ansiedade. Antes de dormir, assegure que toma um banho quente e que ouve música calma ou, então, leia-lhe um livro.

Deve marcar uma consulta no seu médico dentista para encontrar a melhor solução para si. Mas uma das soluções mas eficientes para resolver o bruxismo noturno passa por usar uma goteira de relaxamento para proteger os dentes e reduzir a atividade muscular. Por vezes, também são sugeridas terapêuticas comportamentais, como a psicanálise, a hipnose e técnicas de relaxamento.

O bruxismo na infância costuma ser uma situação temporária, sendo facilmente superado na adolescência. A maioria das crianças para de ter estes episódios quando os dentes de leite são substituídos por dentição definitiva.

Por Adriana Pereira.
Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.