Afinal, Quantas Horas Devemos Dormir Por Dia?

Para muitas de nós, dormir é um verdadeiro prazer; para outras, é simplesmente uma obrigação. Por norma, é sabido que oito horas é o tempo indicado para um adulto descansar. Mas qual é o período de tempo exato indicado para cada idade? A Frederica responde-lhe a esta questão.

Se dá valor a uma dieta saudável e pratica exercício físico regularmente, certamente saberá também que dormir é fundamental para a nossa saúde, pois mantém o equilíbrio do seu organismo e dá-lhe energia para realizar as tarefas diárias. Mesmo que esteja a passar por um período stressante, não descure o sono.

Dormir não é só uma mera pausa. Antes de saber quantas horas deve descansar, confira, abaixo, quais são os principais benefícios do sono:

  1. Após um dia de cansaço, o sono refortalece os músculos e liberta todos os compostos produzidos pelo cérebro que são prejudiciais para a sua saúde;
  2. Fortalece a memória: emoções e experiências vividas ao longo do dia são armazenadas no cérebro;
  3. Ajuda a regular as emoções e a mantê-la positiva (já foi comprovado que basta não dormir uma noite para aumentar as emoções negativas em 60%);
  4. Ajuda a controlar o apetite e o sistema imunitário. Além disso, melhora o metabolismo e mantém o peso corporal;
  5. Produz as hormonas do crescimento, essenciais para as crianças, e outras que ajudam a combater infeções;
  6. Estimula os centros nervosos que impulsionam o raciocínio, a concentração e a memória.

Caso não durma o suficiente, existe a possibilidade de aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, excesso de peso e depressão.

Passando às horas diárias que se deve dormir por dia: qual é o período de tempo mais indicado para si? Existe a mítica ideia de que os idosos necessitam de dormir menos horas de sono. A partir dos 65 anos, deve dormir entre sete a oito horas. Normalmente, o que acontece é que as pessoas com idade mais avançada têm maior dificuldade em manter um sono durante horas, acordando com maior facilidade.

As necessidades de sono variam de faixa etária para faixa etária. As crianças precisam de dormir entre 11 a 14 horas. Já para os adolescentes é aconselhado seguir 8 a 10 horas de sono. Por último, os adultos devem seguir um regimento de 7 a 9 horas.

Se tem dificuldades em adormecer, tente meditar — ajuda a controlar a sua ansiedade e stress. Caso o seu problema de sono seja crónico e não exista nenhuma solução caseira para adormecer, lembre-se de contactar o seu médico. Afinal, dormir é essencial para evitar todos os problemas de saúde!

Por Adriana Pereira.
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