Sofre de Dores de Cabeça? Siga Estas Dicas

Não sabe o que fazer quando tem dores de cabeça? A verdade é que este problema é bem mais comum do que aquilo que se possa pensar. Já foi comprovado que em dez pessoas, sete têm pelo menos uma dor de cabeça por ano. Também conhecida como cefaleia, esta condição é temporária, mas muitas vezes impossibilita-nos de trabalhar ou de fazer as atividades mais simples.

Como o próprio nome indica, uma dor de cabeça consiste num desconforto, acompanhado de dor, numa determinada região do cérebro. A sua causa, duração e intensidade variam de acordo com o tipo de dor. Por isso mesmo, antes de passarmos para as causas ou para as dicas, devemos saber distinguir os dois tipos de cefaleias:

  • Cefaleias primárias: não advêm de outra doença. As suas principais causas são o stress, má postura corporal, alterações no sono ou mesmo ingestão de bebidas alcoólicas. Assim, se se identifica com algum destes motivos, deve de adotar um estilo de vida saudável, praticar yoga e meditar.
  • Cefaleias secundárias: estão associadas a determinadas doenças, como é o caso da sinusite, ou a alergias. É importante recorrer ao seu médico para ter a certeza de que está a tomar a medicação certa. Isto porque, por vezes, esta última pode não ser a ideal para si ou pode acabar por ter efeitos secundários e desencadear cefaleias frequentes.

Se a dor de cabeça for demasiado forte, frequente ou se for acompanhada de sintomas pouco comuns, como febre alta, fraqueza, náuseas, rigidez no pescoço e dificuldade em ver, falar ou andar, deve contactar o seu médico.

Caso padeça desta problemática, saiba que não está sozinha! As dores de cabeça aparecem todos os dias a vários tipos de pessoas. E se está cansada de recorrer a medicamentos químicos para aliviar este mal-estar, sugerimos, abaixo, alguns tratamentos naturais:

Beba água: muitas pessoas descuram a importância de beber água e a verdade é que a desidratação é uma causa comum para o surgimento de dores de cabeça. Já foi cientificamente comprovado que beber água potável alivia consideravelmente esta dor num espaço de tempo que pode ir desde 30 minutos a três horas. É caso para dizer: beba, pelo menos, um litro de água e a sua cabeça agradece!

Aposte numa dieta rica em magnésio. Este importante mineral contribui para o bom funcionamento do corpo humano. Quando existe um défice do mesmo, não só o corpo se ressente, como também surgem as dores de cabeça frequentes. Assim, estudos já demonstraram que existe uma redução na frequência e intensidade da dor de cabeça em pessoas que tomam suplementos de magnésio. Mas atenção: antes de começar a tomar algo, não se automedique — consulte um profissional para escolher a melhor solução para si, visto que alguns suplementos de magnésio causam problemas digestivos. Apostar num suplemento do complexo de vitamina B também é uma boa alternativa, visto que esta vitamina é essencial para nos dar energia.

Durma, pelo menos, oito horas por dia. Por vezes, é difícil dormir um bom sono. São as tarefas depois do trabalho que ainda têm de ser feitas em casa, os filhos para cuidar ou mesmo os problemas mais comuns do dia a dia. Mas se sofre de dores de cabeça frequentes, lembre-se de que se dormir menos de seis horas tem uma maior tendência em provocar dores de cabeça devido ao cansaço. O seu cérebro precisa de regenerar e o seu corpo de descansar para arranjar energia para o dia seguinte.

Use óleos naturais. Estes produtos têm muitos benefícios terapêuticos, pois são líquidos e enriquecidos por aromas de várias plantas. Se nunca ouviu falar deles, saiba que os mesmos costumam ser usados para aplicar na pele. No entanto, também podem ser ingeridos. Os mais recomendados para as dores de cabeça são os óleos de hortelã- pimenta e lavanda (o óleo de hortelã-pimenta é aconselhado para usar nas têmporas, para diminuir uma simples dor de cabeça; já o de lavanda é essencial para as enxaquecas).

Alivie a dor com uma compressa fria. Basta encher um saco com gelo e embrulhá-lo num pano para diminuir a dor. Aplicar uma compressa fria no pescoço ou na zona da cabeça que lhe dói ajuda a diminuir a inflamação.

Beba café ou chá. Tomar chá ou café alivia a dor de cabeça. A cafeína dá-lhe energia e melhora o seu humor, pois contrai os vasos sanguíneos. Além disso, também foi comprovado que o café ajuda a melhorar os efeitos da medicação apropriada para este tipo de problemas. Quanto ao chá, aposte no chá de gengibre. Este tem propriedades antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias.

Experimente acupuntura. Este método é eficaz para tratar várias doenças, incluindo as dores de cabeça crónicas ou permanentes. Se quer saber mais sobre os seus benefícios, clique aqui.

Por Adriana Pereira

Ler Mais
Scroll to Top