Como Salvar a Pele e o Cabelo Depois das Férias

O verão chegou tarde. E se ainda não começou a trabalhar, os dias de férias já se contam pelos dedos. Apanhar Sol e dar mergulhos no mar ou na piscina é quase terapêutico. No entanto, não se pode esquecer de tratar a sua pele e cabelo depois das férias. Afinal, ninguém quer voltar à rotina com um aspeto pouco cuidado, certo?

Uma das principais preocupações das mulheres é o envelhecimento. Mas muitas delas esquecem-se da importância do protetor solar: a pele necessita de se proteger dos raios UV, que podem causar mais tarde rugas, vermelhidão, sinais e até mudanças na pigmentação da sua pele.

O excesso de exposição solar requer que ande sempre com os protetores de corpo e de cara na sua mala de praia. Se não sabe quais são os melhores protetores para tratar o seu rosto, aqui ficam algumas sugestões.

Os tons de pele mais claros são os mais sensíveis e, por isso, nem sempre são os raios UV que a deixam mais irritada, pois o calor também a deixa menos tolerante. Se vai à praia e a sua pele fica vermelha mesmo estando à sombra, coloque a sua água termal no congelador e leve-a consigo. Quando sentir muito calor, borrife-a na sua cara para se refrescar e evitar vermelhidões.

Passando aos banhos: a água do mar é ótima, pois é rica em aminoácidos e minerais, como é o caso do magnésio. Já o cloro é o principal culpado da irritação e descamação da pele.

Mas, afinal, quais os cuidados a ter com a sua pele depois da exposição solar?

Os radicais livres que danificam a pele continuam a causar danos depois das férias. Por isso, aposte em vários cuidados para retroceder a situação e não a danificar ainda mais:

  1. Lave a sua cara com um gele de limpeza profundo. No entanto, evite produtos com retinol e hidroxiácidos— estes ingredientes tornarão a pele mais reativa;
  2. Use um creme hidratante antioxidante para restaurar a pele das vermelhidões e inflamações;
  3. Aposte num creme rico em ceramida para que consiga cuidar da sua pele seca, ao mesmo tempo em que deixa a sua barreira hidratada.

Os cabelos também se podem tornar secos e desidratados. O cloro nas piscinas é o seu pior inimigo, pois os pelos capilares absorvem este produto, o que faz com que o cabelo perca os seus óleos naturais. Além disso, as piscinas são desaconselhadas para mulheres com cabelo pintado. O cloro, como agente aclarante, pode tornar o loiro numa cor verde e o cabelo escuro tende a ficar opaco e sem vida. Já percebeu, assim, que os especialistas aconselham a água salgada à piscina. Correto?

Os raios solares também prejudicam a saúde do seu cabelo. A excessiva exposição aos mesmos pode levar à perda de proteínas capilares que criam radicais livres — provocando uma maior tendência para a queda de cabelo.

Tome nota dos cuidados a ter com o cabelo depois das férias:

  1. Tudo começa na altura de fazer as malas. Se está inserida no grupo das pessoas com cabelos pintados, leve um champô próprio, um condicionador e até uma máscara para o proteger do calor. A máscara pode ser aplicada antes de sair de casa para a praia. Os cuidados devem continuar após o verão;
  2. Os cabelos naturais também requerem um cuidado durante e após as férias. Use um champô e um condicionador hidratantes;
  3. Após a semana de férias, evite usar um secador e um modelador de cabelo, pois vai tornar o seu cabelo mais seco. Aproveite para apreciar o seu cabelo tal como ele é;
  4. Depois do banho ou quando achar necessário, aplique uma ou duas gotas de óleo hidratante para dar brilho ao seu cabelo.

Mas deixamos um aviso: se o seu cabelo estiver realmente estragado ou a sua pele com um problema aparentemente crónico, procure especialistas para a aconselhar.

Por Adriana Pereira.
Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.