Pouse o Telefone – a Sua Luz Azul Pode Estar a Danificar a Sua Pele

Redes sociais ao adormecer e ao acordar, consultar o e-mail e enviar outros quantos, fazer chamadas e trocar mensagens horas a fio. Para tudo isto precisamos do telemóvel, mas e se lhe dissermos que o seu vício no Instagram pode estar a causar danos na sua pele?

Infelizmente, a nossa extrema dependência das tecnologias pode causar outros problemas para além de afetar o nosso sono, e a culpada tem um nome: luz azul – emitida pelo sol e pelos nossos dispositivos digitais.

O número de horas que passamos coladas ao ecrã – seja ao do computador, ao do tablet e principalmente ao do telemóvel – afigura-se numa preocupação crescente no que concerne à saúde dos nossos olhos e da nossa pele.

Vários estudos recentes indicam que a exposição constante à luz azul aumenta potencialmente o risco de danos associados aos radicais livres e, consequentemente, o stress oxidativo (estado em que o nosso corpo fica quando não consegue combater os efeitos nocivos destes radicais livres), algo que pode conduzir ao envelhecimento prematuro da pele.

Esta luz é, efetivamente, nociva, até porque penetra mais profundamente do que os raios UVA, causando uma maior degradação de colagénio e perda de elasticidade.

Para além disto, a luz azul compromete o nosso sono de beleza, interrompendo o nosso ritmo circadiano natural. Durante a noite, por exemplo, se estivermos a olhar para o ecrã do telefone não adormeceremos tão facilmente. Tudo isto acaba por fazer com que as células da pele continuem ocupadas a pensar, podendo originar sinais de envelhecimento notórios e até mesmo olheiras profundas.

A boa notícia é que podemos tomar medidas para proteger a nossa pele. Configurarmos o nosso telefone em modo noturno pode ajudar a reduzir este impacto. Devemos também nutrir o nosso organismo por meio das vitaminas A, C e E. A par de tudo isto, inserir na nossa vida antioxidantes pode ser também vantajoso para contornar esta situação.

Talvez esta seja a informação que estava em falta na sua vida para tornar os seus hábitos mais saudáveis. Ponha o telefone de lado, vá respirar ar puro e sentir a natureza. A sua pele só beneficiará com isso – e você também.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.