Saiba Como Combater a Retenção de Líquidos

Retenção de líquidos. Não se assuste já, nem mude para outro artigo. Sabemos como esta pode ser um verdadeiro bicho de sete cabeças, principalmente em alturas de grandes variações de temperatura. Mas, o que é, afinal, este problema?

A retenção de líquidos é um transtorno metabólico que consiste na acumulação de líquidos no organismo, quando o corpo não consegue eliminar os fluidos em excesso. Sofrer de excesso de líquido acumulado implica inchaço, que se manifesta pelo aumento do volume abdominal, do rosto, e principalmente das pernas.

Tem uma má alimentação e é fã de fast food e de alimentos pré-cozinhados? Exagera no sal? É sedentária e o sofá é o seu melhor amigo? Sofre de excesso de peso ou tem alguma doença renal, cardíaca ou má circulação sanguínea? Ou simplesmente passa muitas horas de pé ou sentada? Todos estes fatores são determinantes para entender se esta é uma realidade do seu corpo. Por isso, se responder afirmativamente a estas questões, é hora de tomar medidas. A prevenção passa por evitar alguns dos comportamentos anteriores:

Tenha atenção redobrada na sua alimentação! Evite comer alimentos com muito sal/sódio (como batatas fritas, enchidos, caldos e molhos). Tente substituir por ervas aromáticas com ação diurética, como salsa, ou por especiarias como o açafrão-da-índia. Melancia, pepino e tomate? Abuse destes alimentos diuréticos. Para além disso, e principalmente nas estações mais quentes ou de festividades, tenha atenção à ingestão de bebidas alcoólicas. Por fim – e não menos importante – não se esqueça de beber bastante água.

Evite exceder-se nos chás diuréticos. Cavalinha, hibisco, chá verde… A lista é interminável e para todos os gostos. Ao eliminar o excesso de água e de líquidos retidos, os chás atuam contra o inchaço e no combate à retenção. Prepare-se para idas constantes à casa de banho!

Drenagem linfática? É uma opção. O tratamento diminui o volume corporal, favorece a eliminação de toxinas e resíduos líquidos, melhora a circulação sanguínea e acelera o metabolismo, favorecendo o desaparecimento das gorduras acumuladas e da celulite. Basicamente, trata-se de uma massagem milagrosa contra o excesso de líquido no corpo e pode ser realizado em clínicas de estéticas especializadas.

Caminhe e corra. A prática de exercício físico é uma forma natural de desinchar o corpo. Alguns exercícios que podem ser indicados são a caminhada rápida e a corrida. Se não fizer desporto, ao final do dia deite-se e eleve as pernas acima da altura do tronco. Irá sentir notáveis mudanças.

Em alguns casos, o tratamento de retenção de líquidos pode obrigar a toma de medicamentos diuréticos e a utilizar meias elásticas. Consulte o seu médico. A sua saúde está – sempre – em primeiro lugar!

Ler Mais
Scroll to Top