Como Planear a Sua Próxima Viagem — Tudo o Que Precisa de Saber

Viajar é muito mais do que fazer turismo. É um exercício de aprendizagem constante que nos permite distanciar da nossa rotina diária, que nos coloca à prova e nos permite conhecer-nos melhor. Viajar dá-nos asas, liberdade, energia, novas ideias e estimula a imaginação, diversificando a perspetiva com que olhamos o mundo. Viajar liberta-nos das amarras físicas, mentais, ideológicas, espirituais, religiosas, políticas e sociais. Viajar permite-nos sair da nossa zona de conforto e enfrentar os nossos receios. Viajar é expormo-nos, por vontade própria, a uma mudança drástica dos costumes, das tradições. É falar com pessoas que nunca pensámos vir a conhecer no comodismo do nosso sofá. Viajar melhora a destreza mental, a intuição e o instinto de sobrevivência. Viajar permite-nos conhecer a pluralidade e a diversidade do nosso planeta, as suas culturas e a sua natureza dramática. Viaja-se em negócios ou em trabalho, por lazer, para interromper rotinas, por curiosidade, viaja-se dentro e fora do nosso país. E esta descrição não teria fim se a quiséssemos tornar tão completa quanto ela é na realidade.

Ir à descoberta e à aventura, sem preparar uma viagem, pode criar momentos únicos. Contudo, lembre-se: uma má preparação pode arruinar o seu descanso ou, até, impossibilitar o aproveitamento do destino eleito por si. Toda a preparação inerente às férias requer que dispense algum tempo. Na sua próxima viagem, dê especial atenção às nossas dicas, amigas do seu precioso tempo:

Escolher o destino. Primeiro – e obrigatório (obviamente!). Pode parecer demasiado óbvio, mas a escolha prévia do país que irá visitar é o mais importante. Se viajar com família ou amigos, a decisão pode não ser unânime. Reúna-se e pondere para onde querem apanhar o avião. Viaja sozinha? Tem a sua vida facilitada e não terá essa preocupação.

Bilhetes de avião e hotel. Quanto mais rápido o fizer, melhor (especialmente, para a sua carteira). Para além da disponibilidade ser maior, o valor a pagar, tanto pelos voos como pela hospedagem, aumenta em proporcionalidade inversa, relativamente ao tempo que falta até viajar (se não é entendida em Matemática, explicamos de outro modo: significa que quanto menos tempo faltar até às suas férias, mais elevado é o preço a pagar por estes dois elementos). Por vezes, os preços variam dependendo das companhias aéreas, dias da semana, escala, etc. Dica valiosa: procure fazer as suas pesquisas em modo offline no seu browser. Relativamente ao hotel, a localização é de extrema importância. Não queremos que fique longe do centro da cidade e que demore séculos até chegar aos pontos mais turísticos.

Pesquisar, pesquisar, pesquisar. Perca alguns minutos e faça uma árdua pesquisa sobre o seu destino. O que quer ver, o que irá visitar, onde jantar, etc. Conversar com pessoas que já estiveram no local é uma ótima opção. A sua lista de “cartões postais”, natureza, gastronomia e tantos outros assuntos já está completa? Passemos ao próximo passo.

Roteiro. Cada destino tem diferentes opções a serem exploradas. E é importante que estejam organizadas por dias. As opções que requerem compra de bilhetes, como museus, deverão ser tidas em conta previamente.

Fazer as malas. Coisas a não esquecer: passaporte, visto e outros documentos importantes. O seu esquecimento pode implicar ficar em terra. Sol ou chuva? Praia ou cidade? A sua bagagem deve ter em conta estes fatores.

O planeamento é essencial. Contudo, não planeie ao ínfimo pormenor o seu itinerário. Aproveite as férias para descomprimir e, se algo sair fora do que esperou, não desespere. A espontaneidade prima por assegurar os melhores momentos.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.