Quer Ter Abdominais? Estes São os Alimentos Que Deve Consumir

Quem é que não sonha com uma barriga tonificada? Para uns bons abdominais não basta fazer muitos circuitos no ginásio. Tudo começa na cozinha, já que a alimentação tem também um papel essencial na sua forma física. Como tal, é importante que saiba quais os alimentos que deve privilegiar e quais os que deve evitar. Ressalvamos ainda que uma alimentação saudável e exercício físico contribuem para um sentimento de bem-estar físico geral. Descubra os alimentos em que tem de apostar e quais deve deixar na prateleira do supermercado.

O que deve preferir?

Frutas e vegetais: com poucas calorias, mas ricos em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, as frutas e os vegetais são um must-have para um corpo saudável. De acordo com a review feita a dez estudos, publicada na US National Library of Medicine National Institutes of Health, comer pelo menos quatro porções de frutas ou vegetais por dia está associado a uma cintura mais reduzida e um risco menor de aumento de peso.

Cereais integrais: aveia, cevada, trigo sarraceno e quinoa são alguns dos alimentos que pode incluir na sua dieta. Para além de ricos em fibras, o que ajuda na digestão e a regular os níveis de açúcar no sangue, os cereais integrais são uma boa fonte de vitaminas e minerais.

Frutos secos e sementes: com fibra, proteína e gorduras boas, os frutos secos e as sementes são uma boa escolha enquanto snack. Aposte nos pistachios, nozes, amêndoas e castanha-do-Brasil, bem como nas sementes de chia, abóbora, cânhamo e linhaça.

Peixe: ricos em ómega 3, que tem um impacto positivo na saúde do coração, cérebro e controlo de peso, peixes como o salmão, atum, sardinha e cavala são boas escolhas na hora da refeição. Para além disso, o peixe é rico em proteína, uma aliada para conseguir os resultados físicos que deseja.

Leguminosas: as lentilhas, feijão e ervilhas são ricas em fibra, vitamina B, ferro, magnésio, zinco e proteína. Esta última está relacionada com melhorias na composição corporal e redução da gordura abdominal.

Chá: o chá verde está há muito relacionado com a perda de peso e queima de gordura, graças à presença de catequinas, um fitonutriente com ação antioxidante. O chá preto e o chá oolong são também boas escolhas.

O que deve evitar?

Bebidas açucaradas: refrigerantes e bebidas energéticas contém grandes doses de açúcar, o que contribui para um aumento da gordura localizada e aumento de peso.

Fritos: para além de calóricos, os fritos contêm gorduras trans, que estão relacionadas com o aumento de risco de problemas de coração, aumento de peso e gordura corporal.

Álcool: ninguém diz que não pode beber uma bebida alcoólica de vez em quando. No entanto, excesso de álcool está relacionado com problemas de saúde e aumento da linha da cintura.

Snacks com açúcar: bolos, bolachas e doces são alimentos a evitar, já que contém muito açúcar e altos em calorias. Mesmo nos produtos «saudáveis», leia os rótulos e evite todos os alimentos que tenham ingredientes começados pela palavra «xarope», como xarope de milho, e todos os que acabem em «ose», tais como frutose, maltose, dextrose, sacarose ou glucose. Todas estas palavras querem dizer uma coisa: açúcar.

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