Esta é a Vitamina Que a Pode Tornar Mais Feliz

Vitamina B6, uma vitamina tão pouco explorada pelos órgãos de comunicação social que compõe o complexo B e que é tão nossa amiga. Esta vitamina, também conhecida por piridoxina, desempenha funções fundamentais no organismo, como sejam a de manter o metabolismo, a de proteger os neurónios e a de produzir neurotransmissores.

Esta poderosíssima vitamina encontra-se presente em alimentos como o salmão, a banana, o abacate, as carnes brancas, as ameixas, entre outros. O consumo regular destes alimentos ajuda a manter os níveis da vitamina B6 regulares, no entanto, caso exista défice da mesma aconselhe-se junto do seu médico em relação a suplementos alimentares que poderá tomar. A deficiência desta vitamina é detetada com análises ao sangue, por isso todos os anos perca umas horas para ir tirar sangue e ter a certeza de que está tudo bem.

Mostramos-lhe, então, cinco benefícios da vitamina B6:

É uma grande amiga da nossa pele.

Esta vitamina metaboliza as proteínas consumidas tornando a pele mais elástica.

Combate a depressão.

Por produzir neurotransmissores, a vitamina B6 auxilia na melhora os sintomas da depressão.

Alivia sintomas da menopausa.

Durante a menopausa, a suplementação da vitamina B6 ajuda a diminuir os efeitos colaterais da reposição hormonal, uma vez que regula os níveis de estrogénio no organismo.

Previne a anemia.

Esta vitamina estimula a produção de hemácias (glóbulos vermelhos), as células responsáveis pelo transporte do oxigénio no sangue.

Aliada da visão.

Combate as inflamações oftálmicas e previne a perda de visão.

Ainda que a deficiência de vitamina B6 no organismo não seja muito comum em países desenvolvidos, os baixos níveis desta no organismo podem estar associados à fadiga, à confusão mental, à anemia e a oscilações no humor, mas, como acima referido, deve sempre fazer análises antes para ter o diagnóstico acertado. Nunca tire conclusões precipitadas.

Consumir alimentos ricos em vitamina B6 ajuda a manter os níveis no nosso organismo, assim como manter uma dieta variada e equilibrada, ingerindo diariamente cerca de 1,5l de água por dia. Contudo, não é apenas através da alimentação que nos mantemos sãs. A prática de exercício físico regular também contribui imenso para o nosso bem-estar físico e psíquico.

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