Açaí, o Sabor do Verão: Será Que Engorda?

Se olhar para uma taça com um creme meio arroxeado com granola e pedaços de fruta no topo, é provável que identifique logo o açaí. Tipicamente brasileiro, com origem na região da Amazónia, este fruto é consumido, geralmente, na sua forma pastosa, como se de um gelado se tratasse. Falamos de um superalimento que está na moda, graças a todos os benefícios que contém. Rico em antocianinas, vitamina A, cálcio, fibra e gordura, contém um baixo teor de açúcar e cerca de 60 calorias por cada 100 gramas. Mas será realmente saudável o seu consumo frequente?

Se o seu objetivo for perder peso, este fruto pode ser um verdadeiro inimigo no momento em que decidir subir à balança. Pelo facto de possuir muitas calorias e altos níveis de gordura, o seu consumo excessivo pode, efetivamente, engordar.

Posto isto, este é um alimento que deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contraindicação do seu consumo. Além disso, a perda de peso só acontece quando o consumo de açaí está associado à prática regular de exercício físico e a uma dieta equilibrada.

Leite condensado? Doce de leite? Chocolate? Sim, pode adoçar a sua bowl de açaí com estes toppings, mas acredite: a sua dieta não vai gostar. Ingerir doses mais pequenas, apenas uma vez por dia, com coberturas mais saudáveis, é o segredo para consumir açaí sem que fique com peso na consciência.

Esta é uma moda que chegou há alguns anos ao nosso país e a verdade é que são muitos os espaços onde este fruto brasileiro é o elemento principal. A Casa da Guia, por exemplo, um dos locais mais bonitos de Cascais, é o spot que vai querer conhecer quando a sua vontade for a de saborear um açaí. Aliar a vista para o mar com uma colherada de açaí, num final de tarde, a ver um por do sol, parece-nos uma combinação perfeita. Tenha apenas algum cuidado para não cair na tentação de exagerar na dose.

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