Tempo é Dinheiro. Quatro Dicas Para Gerir Melhor o Seu Tempo

Tempo. Talvez o nosso bem mais valioso e que não anda para trás. Ouvimos frequentemente comentários do género “não tenho tempo para nada”, “chego a casa tardíssimo” ou “estou cheia de coisas para fazer”.

Já todas desejámos que o nosso dia tivesse mais de 24 horas para que conseguíssemos realizar todas as tarefas e compromissos do nosso dia a dia. Sabermos rentabilizar o tempo pode aumentar a eficiência, produtividade e rentabilidade, assim como reduzir o stress. Muitas pessoas deixam tarefas pendentes e muitas vezes nem as conseguem acabar a horas, a causa é só uma: a má gestão do tempo.

Gerir a nossa agenda nem sempre é tarefa fácil, cabe a si organizá-la da melhor forma possível. A Frederica dá-lhe uma ajuda.

Organize as suas tarefas diárias.

Esta é talvez a ferramenta mais importante para se conseguir organizar. Quer use uma agenda, um simples papel ou até as notas do telemóvel, o importante é ter um sítio onde anota aquilo que tem de fazer durante o dia.

Escreva por tópicos as suas tarefas e, à medida que as vai concretizando, coloque um certo. Pode usar este método diariamente ou semanalmente.

Foque-se numa tarefa de cada vez.

Não comece a entrar em pânico quando vir que tem muitas coisas para fazer. Comece pelas mais pequenas e que não necessitam de tanto tempo. Guarde as mais complexas para o fim e comece-as só quanto tiver terminado as mais simples.

Defina tempos.

Se for necessário, defina até que horas tem de ter a sua tarefa realizada e organize, assim, o seu tempo. Esta dica serve para todo o tipo de tarefas, quer sejam aquelas que estão relacionadas com o trabalho propriamente dito ou com aquelas que vão surgindo ao longo do dia.

Tenha a capacidade de dizer «não».

«A vida é feita de escolhas»: esta frase também se aplica em tudo aquilo que diz respeito ao seu tempo. Embora queiramos fazer tudo e muitas vezes nos custe dizer que não, vão sempre existir alturas em que vai ter de escolher aquilo que prefere. Não queira abraçar todos os projetos quando, no fundo, sabe que não vai conseguir articular tudo.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.