Usar ou Não Usar Sutiã? Eis a Questão

Conhece a sensação “tirei, finalmente, o meu sutiã”? Não há momento mais gratificante e libertador do que aquele que acontece quando chega a casa e pode despir essa peça de roupa, não concorda? Imagine experienciar essa emoção o dia todo.

É inevitável (infelizmente) que as pessoas a julguem pela maneira de como se veste. Mas, ouvir comentários como “o seu peito vai descair”, “os seus mamilos estão à mostra” ou até “que rebeldia!”, pode ser desagradável e embaraçoso. No entanto, se se sentir mais confortável, assuma o movimento «no bra» sem medos nem pudores. Afinal, é o seu corpo e a decisão está do seu lado.

É do conhecimento geral que a roupa interior apertada ou inadequada ao seu corpo pode fazer com que fiquemos desconfortáveis ou pior: com dores. Porém, será a sua utilização crucial para a saúde feminina? Não há muitos estudos científicos, nem pesquisas sobre o tema em questão. Reunimos alguns aspetos relevantes que a poderão ajudar a fazer a sua escolha:

O uso do sutiã não melhora a sustentação do peito. A verdade é que o uso constante desse acessório acaba por enfraquecer a musculatura dos seios e, como consequência, estes acabam por ficar flácidos e caídos. Jean-Denis Rouillon, um médico francês, depois de 15 anos a analisar o efeito do uso do sutiã, concluiu que, afinal, as voluntárias que aceitaram não usar aquela peça de roupa ficaram com os seios mais fortes e elevados. Apesar de ser uma investigação inconclusiva, uma vez que o grupo de voluntárias não é representativo da população feminina, deixa o tema no ar.

Alças de sutiã? São um perigo para as suas costas e ombros. Um estudo que avaliou o bem-estar de mulheres que puseram o sutiã de lado, revelou que, aproximadamente, 80% das participantes deixaram de sentir dores musculares nas costas e ombros, após um certo período de tempo. E as linhas de pressão nessas zonas? Desaparecem.

Liberte-se do sutiã durante a noite. Dorme de sutiã e tem problemas em dormir? Esta pode ser a combinação perfeita para uma noite em branco. O problema não está na danificação do seu peito, mas no desconforto que pode causar. Comece a dormir sem a peça de roupa e verá alguns resultados.

Adeus, transpiração! Ao adotar o braless, e especialmente nesta altura de mais calor, a zona do peito pode ficar uma verdadeira piscina. Mas, se retirar o seu incómodo sutiã, a sensação térmica diminuirá e haverá uma maior «ventilação», algo que a impedirá de transpirar desmesuradamente.

Poupe dinheiro. Comprar um sutiã de qualidade não é propriamente barato. Irá conseguir economizar se evitar entrar em lojas de lingerie da qual, na realidade, não precisa.

Ler Mais
Scroll to Top