Dicas Para Manter o Seu Corpo Hidratado

Está sentada na sua secretária? Ou foi aproveitar os dias de calor na praia? Olhe à sua volta. Tem consigo a sua garrafa de água?

São muitos os elementos que constituem o corpo humano. Contudo, e apesar das suas múltiplas especificidades, há um elemento comum a todos eles: o facto de serem compostos por água e de necessitarem desta para funcionar devidamente.

A desidratação é uma doença potencialmente grave que se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que este realize as suas funções normais. Com um dia a dia atarefado, esquecemo-nos constantemente de nos hidratar, sendo por isso importante uma atenção redobrada neste ponto.

Beber água é um hábito indispensável, em prol da nossa saúde, uma vez que a ausência deste bem essencial pode causar inúmeros problemas no organismo, em decorrência da desidratação do corpo. E porque queremos vê-la (sempre) hidratada, deixamos-lhe algumas dicas preciosas, a saber:

Beba muita água. Apesar de ser uma dica extremamente óbvia, nunca é demais relembrá-la que o deve (mesmo!) fazer. Procure deixar a água num local bem visível (na secretária do escritório, na mala ou no carro). Caso pertença ao grupo das mais esquecidas, há algo que a poderá salvar: as apps Tempo para água ou Waterbalance irão enviar-lhe notificações que tornarão mais fácil a missão de seguir hábitos saudáveis.

Além disso, deve optar por águas minerais naturais ou águas de nascente, que são naturais, e sem adição de químicos. Mas, caso lhe seja difícil ingerir água natural, as águas com sabores são uma alternativa. O uso de alimentos ricos no líquido é também uma boa opção. Inclua na sua dieta alimentos como frutas, sumos de frutas, verduras e legumes, pois esta é uma forma de consumir água sem que perceba que o está a fazer.

Café, chá e bebidas alcoólicas? Tenha cuidado. Estas bebidas aumentam a perda de água (diurese). O organismo beneficiará com a ingestão de água após a ingestão de cada bebida alcoólica, uma vez que estará a prevenir a desidratação.

Pratica exercício físico? De forma a repor o líquido gasto durante a prática de desporto, é imprescindível hidratar-se antes, durante e após o exercício.

Não confunda sede com fome. Experimente beber água e verificar se a sensação de fome persiste ou desaparece.

Viaja muito de avião? Se é o seu caso, redobre os cuidados. Tenha especial atenção aos voos de longa duração.

Sementes de chia. Sim, leu corretamente. Este superalimento, de tamanho quase microscópico, tem a capacidade de absorver água até 12 vezes o seu peso. Ao consumi-las, o seu corpo mantém-se hidratado. Fica aqui a nossa sugestão ideal de um pudim de chia para levar para a praia ou para o trabalho.

Fique alerta e não se esqueça de que a água é nossa principal fonte de vida. Hidrate-se. O seu corpo irá agradecer.

Ler Mais
Scroll to Top