Adeus, Escaldão! Cinco Dicas Essenciais

Saiu da praia com aquele ardor incómodo? Tomou banho e não aguentou a água na pele? O desconforto das roupas no corpo é insuportável? É oficial: pode dar as boas-vindas ao escaldão.

O verão já chegou e com ele chega aquele que pode ser considerado um dos maiores perigos para a pele. O escaldão é o nosso pior inimigo e é importante que o trate assim que possível, reidratando a sua pele, para que esta não sofra consequências significativas, quer a nível do envelhecimento precoce, quer a outros níveis ainda mais graves.

Se o protetor solar não faz parte da sua rotina de beleza, apresse-se a mudar de ideias. Antes de ir para a praia, coloque sempre esta proteção contra os raios UV, pelo menos uma hora antes da exposição. Por vezes, basta ir demasiadas vezes à água ou aplicar só uma vez o protetor solar para ficar com uma zona do seu corpo mais queimada. E esse não é, de todo, o seu objetivo. Acertámos?

Diga “adeus” ao escaldão e “olá” à pele bronzeada com a ajuda de algumas dicas fundamentais:

Hidrate a pele. Os cremes hidratantes vão ser uma ajuda preciosa, pois ajudam a regenerar a pele (acredite, vão ser os seus melhores amigos!). Se conseguir, opte por um after-sun refrescante ou por loções com extratos de aloé vera. Por outro lado, não aplique excessivamente com a ideia de que quanto mais aplicar, mais rápido a pele vai sarar. Camadas excessivas de hidratante podem aprisionar o calor dentro da pele. Dê algum tempo à sua derme e não tente acelerar o processo de cicatrização.

Beba água. Fique atenta a possíveis sinais de desidratação: boca seca, sede, dor de cabeça, tonturas e sonolência. Beba muita água para manter a temperatura do corpo baixa e o deixar hidratado.

Cuidado com a temperatura da água do banho. O ideal é tomar um duche rápido, com uma temperatura amena. Além disso, evite roupas demasiado apertadas e quentes ou estar em espaços demasiado aquecidos. Lembre-se de que deve estar confortável.

Use produtos refrescantes. Existem produtos específicos que se encontram disponíveis nas farmácias para aliviar a dor na zona afetada.

Continue a proteger a sua pele do sol. Nos dias a seguir, dê preferência à sombra. Se no seu caso as férias já tiverem chegado ao fim, a proteção solar, no dia a dia, é fundamental. Acredite que mesmo disfarçado, o Sol está presente e não hesitará em voltar a fazer das suas. Reforce a aplicação nos dias pós-escaldão.

Procure ajuda. Não hesite em contactar um médico, através da saúde 24, caso piore substancialmente.

4 Comentários
  1. Dicas muito boas e o texto está muito explícito! Apanhei um grande escaldão em Janeiro, no Brasil, quando apanhei o primeiro sol do ano e caso volte a acontecer já vou saber o que fazer. Adorei!

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.