Pode o Chocolate Ser Substituto do Cigarro?

É o que alega um estudo científico americano realizado no início deste ano: cheirar o chocolate pode diminuir o desejo de fumar. Deixar para trás o vício do tabaco é um desafio colossal, para o qual é necessário deter níveis de motivação capazes de superar uma vontade que é nociva para o organismo.

E se está a tentar lutar contra esta dependência, esqueça os adesivos de nicotina: segundo pesquisas efetuadas pela Universidade de Pittsburgh, o segredo para ser uma pessoa livre de fumo está em cheirar um aroma de que se gosta, nomeadamente o chocolate. Num estudo realizado pela mesma instituição, os participantes teriam de escolher o seu tipo de chocolate favorito, acender um cigarro e segurá-lo sem o fumar.

O desafio seria apagar o mesmo cigarro e sentir o cheiro de caixas onde estaria o cheiro escolhido, o cheiro do tabaco ou, simplesmente, nenhum tipo de cheiro, e tudo isto durante um minuto. Feitas as avaliações, constatou-se que depois de sentir o aroma de chocolate a vontade de fumar tinha sido reduzida em 23%.

São resultados promissores que indicam que a solução para ajudar os milhares de pessoas que desejam abandonar a tentação pode estar em odores agradáveis que interrompam essa rotina de anos. Mais pesquisas terão de ser feitas, mas este é, claramente, o começo daquela que pode ser a redenção dos que já não vivem sem ter na sua mão o vício aceso.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.