Ela tem um poder refrescante e, segundo o que nos diziam em criança, “faz os olhos lindos”. A cenoura está, indubitavelmente, no topo da lista quando pensamos em alimentos ricos em nutrientes. Repletas de vitamina A e K e do importante antioxidante betacaroteno, que todas desejamos ter no organismo especialmente nesta altura do ano (pelo facto de promover o tom mais bronzeado da pele) as cenouras estão associadas à prevenção problemas de saúde (nomeadamente os que se relacionam com a visão).

Este vegetal foi considerado por muito tempo uma espécie de símbolo alimentar de uma saúde perfeita, estando também associado a níveis mais baixos de colesterol e à prevenção do cancro. As cenouras do tipo alaranjado têm esse tom justamente graças às quantidades significativas de betacaroteno que possuem, já que este elemento se converte em vitamina A quando presente no nosso organismo.

O teor de água de uma cenoura pode atingir uma percentagem de 90%.

Uma vez que os alimentos que possuem maiores quantidades de água são os de origem vegetal, a cenoura ganha destaque neste ponto, precisamente pelo facto de o seu teor de água poder atingir um nível de 90%, o que as torna uma fonte de hidratação excecional.

Gordura e proteína são dois elementos que estão muito pouco presentes neste vegetal, já que a cenoura é maioritariamente constituída por água e por carboidratos. Esta beneficia também o nosso sistema digestivo e o funcionamento do nosso intestino, mais concretamente, pois possui também fibra e outros compostos vegetais. Estes últimos são responsáveis pela melhoria do nosso sistema imunológico.

A luteína, por exemplo, é um dos vários antioxidantes que encontramos na cenoura e que comprova a teoria de que esta beneficia os nossos olhos, já que esta ajuda a protegê-los de luzes nocivas e demasiado fortes, enquanto a vitamina A ajuda também nesse trabalho, protegendo a superfície do olho.

O consumo de cenouras está associado à proteção da pele e à estimulação do bronzeado.

Os carotenoides inseridos na cenoura protegem todas as camadas da pele (diminuindo a sua sensibilidade aos raios ultravioleta) e o seu consumo pode contribuir para que mantenhamos o bronzeado, já que o betacaroteno estimula a presença da melanina na pele.

Integrar na nossa dieta a cenoura crua (in natura) é o gesto mais acertado para aproveitar os seus benefícios na totalidade. Outra das vantagens é o facto de esta ser capaz de limpar os nossos dentes e boca, já que raspa a placa bacteriana e elimina resíduos. Outra opção viável é consumi-la após um rápido cozimento, pois assim o betacaroteno é libertado mais facilmente.

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