Quais as Propriedades do Óleo de Lavanda?

A verdade é que nos guias de aromaterapia o óleo de lavanda é um dos mais citados e lembrados nos momentos em que é crucial melhorar o nosso bem-estar físico e psicológico. Os óleos essenciais têm sido muito usados em terapias complementares e, nesse sentido, aqueles que possuem lavanda na sua génese detêm grande parte da nossa atenção.

O óleo essencial de lavanda tem várias indicações e pode ajudar-nos em casos de síndrome do pânico, bruxismo, alergias, convulsões, défice de atenção, depressão, enjoo, hiperatividade, entre muitas mais situações. Trata-se de um produto que apresenta um excelente poder calmante e tranquilizante, diminuindo os nossos níveis de stress; que ajuda a eliminar a ansiedade e quadros depressivos; e que é útil na altura da tensão pré-menstrual e diminui as cólicas típicas dessa altura do mês, estando também capacitado para diminuir dores de cabeça e insónias.

A sua fragrância e a sua cor são o que mais se destaca, numa primeira fase, quando pensamos na flor de lavanda, mas a verdade é que a história que nasce através do seu óleo é bem mais profunda e significativa. Etimologicamente, a palavra lavanda deriva do latim lavare, que significa «lavar» (justamente o que seria de prever, não é verdade?). Na realidade, antigamente as culturas acreditavam que a lavanda teria a capacidade de purificar o corpo e a mente. Hoje em dia, basta constatarmos os benefícios supracitados para percebermos que essa crença tem sentido.

Podemos aplicar este produto na pele ou respirá-lo, através da aromaterapia. Em termos mais práticos, e a nível de beleza, este óleo pode ajudar a diminuir a acne e ajudar também a reduzir as rugas (uma vez que deixa os poros desobstruídos e reduz inflamações), detendo também propriedades que ajudam a proteger o nosso cabelo, promovendo o seu crescimento (neste caso, podemos massajar o couro cabeludo com o este produto ou tentar uma máscara com este ingrediente uma vez por semana, a fim de conseguirmos mais resultados).

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.