Ácido Glicólico. Para Que Serve?

Deriva da cana-de-açúcar e é um dos ácidos mais populares usados no cuidado da nossa pele, por ser eficaz a penetrar na nossa derme e por ser, no fundo, um poderoso agente antienvelhecimento capaz de nos proteger de múltiplos danos causados, principalmente, por fatores externos.

Sendo usado em muitos produtos para a pele e conferindo-lhe, em simultâneo, inúmeros benefícios, desde a hidratação até ao rejuvenescimento, o ácido glicólico é, no seu estado mais puro e original, um pó sem odor constituído por cristais incolores. As suas moléculas detêm a capacidade de atravessar profundamente a nossa pele, tornando mais acessível o caminho para o tratamento eficaz das linhas finas, da acne, da oleosidade e de texturas irregulares, além de travar, concomitantemente, determinadas manchas. Esta substância permite, então, que as células mortas sejam descartadas, tornando a nossa pele do rosto mais suave, mais brilhante e mais luminosa.

Se pudéssemos descrever este ingrediente em apenas uma palavra, a sua definição consistiria apenas em apelidá-lo de esfoliante. Isto porque renova a nossa pele, através da remoção da camada externa de células mortas na superfície, e porque representa também um precioso auxílio no processo de antienvelhecimento, deixando a pele mais lisa e uniforme, ao mesmo tempo em que estimula a produção de colagénio (ingrediente que dispensa apresentações, não é verdade?).

Sendo a sua principal qualidade a enorme capacidade de afinamento do grão da pele, este ácido consegue também travar alguns dos danos que advêm da elevada exposição solar, nomeadamente as tão indesejadas manchas solares. Por outro lado, a sua utilização regular também exige da nossa parte alguns cuidados extra nos momentos em que estamos expostas ao Sol, uma vez que a derme fica muito mais suscetível a algumas irritações.

Antes de escolher usar produtos com este componente verifique se não tem nenhuma incompatibilidade dermatológica com o mesmo, nomeadamente pele sensível ou outro tipo de intolerância. Os produtos de pele que incluem na sua génese este elemento diferem na sua percentagem de concentração, sendo mais eficazes todos aqueles que tiverem apenas uma quantidade menor, mas pura e sem outros ingredientes (ou ingredientes naturais). Mantenha-se hidratada e olhe com outros olhos para os rótulos dos produtos que decidir adicionar à sua rotina de beleza diária.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.