O Alecrim e os Seus Benefícios

Existe todo um fascínio em torno do alecrim, uma erva aromática popular entre os demais por ter a capacidade de enriquecer os nossos pratos, sendo comummente utilizada nos nossos preparados culinários para lhes dar sabor. Isto porque quase todos os alimentos podem aprimorar-se através da presença do alecrim, que cresce nativamente nos climas quentes e ensolarados da Ásia e do Mediterrâneo.

Apresentando um potencial culinário sem limites, as folhas de alecrim costumam ser usadas para temperar os alimentos que integram os registos culinários mediterrâneo e italiano, graças ao seu aroma e ao facto de serem doces, podendo também ser usadas para temperar carne e sopas. Ao mesmo tempo, o alecrim serve de acompanhamento para vários pratos – uma refeição que contenha legumes assados, por exemplo, sai a ganhar se for graciosamente condimentada com esta erva cheia de encantos, sendo esta uma boa maneira de usar ramos inteiros para aromatizar um prato.

Aquilo de que poucas pessoas estão a par é do poder medicinal que esta planta maravilhosa carrega consigo.

Aquilo de que poucas pessoas estão a par é do poder medicinal que esta planta maravilhosa carrega consigo. O óleo de alecrim, por exemplo, é usado frequentemente na aromaterapia, sendo esta uma preciosa ajuda para limpar a mente e acalmá-la. A inalação de óleo de alecrim pode aumentar a atividade das ondas cerebrais, diminuir a sonolência e melhorar o nosso humor. Ademais, o alecrim pode ajudar a combater problemas físicos, já que, de acordo com um estudo publicado na revista Cancer Research, o alecrim ajuda a reduzir a disseminação de células cancerígenas. Por fim, a perda de cabelo pode também ser tratada com a ajuda desta erva, se aplicarmos os seus óleos essenciais diretamente no nosso couro cabeludo.

O alecrim é rico em cálcio, em magnésio, em potássio e em fósforo, sendo uma preciosa ajuda no que toca a melhorar a nossa digestão, tornando-a mais tranquila, ao mesmo tempo em que consegue ser um aliado das dietas onde o objetivo seja perder peso.

Por outro lado, embora o alecrim possa ser benéfico para a nossa saúde, nem toda a gente o pode usar, pois esta erva só deve ser tomada em pequenas quantidades. Ainda que o seu uso culinário seja seguro, deveremos sempre consultar o nosso médico antes de tentar novos suplementos ou tratamentos à base deste bem natural.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.