Praticar Mindfulness Junto ao Mar — Como?

A atenção plena no momento presente pode ser a chave para uma libertação do que nos atormenta. Um momento consciente perto do mar pode ajudá-la a sentir-se mais relaxada, mais feliz e mais saudável, segundo alguns especialistas.

Numa altura propícia a planos que se compadecem com tardes eternas passadas na praia, a verdade é que poderemos ir mais além nessa experiência de entrega à Natureza e elevar a nossa missão para algo mais do que simplesmente tornar o nosso tom de pele mais dourado. Uma vez na praia, é importante que passemos algum do nosso tempo, que é precioso, simplesmente a «ser» e a «sentir». Manter a nossa mente completamente focada no momento presente – a contemplar a paisagem, a ouvir cada som e a sentir os cheiros que nos invadem – ajuda a evitar o pensamento destrutivo e a validar uma pausa mental significativa.

Esta espécie de detox dos pesares do mundo é importante e é necessária para que a nossa ansiedade e agitação possam ser desvanecidas. Assim sendo, podemos tirar maior proveito de um momento numa zona costeira e mergulhar nos nossos cinco sentidos, compreendendo o que nos rodeia. Trata-se do foco no «aqui» e no «agora» e pode fazê-lo de várias formas, nomeadamente:

Dando um passeio mindful à beira-mar. Tente observar a forma como as ondas suavizam a areia. Observe as conchas e os búzios que existem aí e tente encontrar um que lhe chame a atenção, acompanhando os seus movimentos com o fluxo do mar. Observe o horizonte. Existe algum barco distante? Preste atenção a cada detalhe;

Sentindo a maresia. Fique de frente para a brisa com os olhos fechados e sinta também o aroma refrescante e orgânico que esta apresenta. Tente compreender os efeitos que estas sensações lhe provocam e permita-se continuar nesse momento de serenidade;

Tocando na água salgada e na areia. Sinta a temperatura da areia nos seus pés. Pegue nas pedras e nas conchas e compreenda a sua textura;

Ouvindo as ondas do mar. Feche os seus olhos e escute o som do mar, pois os sons do oceano podem ser reconfortantes. Tente entender o nível de agitação das águas e ouça as ondas a «rebentar» e a dissipar-se. Perceba as diferentes frequências e atente no som das gaivotas, se existirem. Ouça o vento e sinta-o a tocar no seu cabelo.

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