Alergias Sazonais: Quais os Alimentos Que nos Ajudam a Combatê-las?

Estamos na altura propicia às alergias. E se sofre deste mal é, de resto, constatável, que encontremos na sua carteira um sem-número de anti-histamínicos, mas a boa notícia é que os pode deixar de lado e concentrar-se apenas na dieta que está a fazer.

A relação entre as alergias sazonais e aquilo que colocamos no prato é maior do que aquilo que se possa pensar. Adicionar determinados alimentos às suas refeições pode ajudá-la a aliviar alguns dos sintomas que assombram os seus dias. Desta forma, e para dizer adeus ao nariz entupido e aos olhos lacrimejantes, e para impulsionar o seu sistema imunológico reduzindo as inflamações, faça escolhas inteligentes. Tome nota daquilo que pode (já) começar a adicionar aos seus cozinhados.

Cebola.

A quercetina, composto das cebolas, é apontado como sendo um anti-histamínico natural, reduzindo os sintomas das alergias. Além deste facto, a cebola é também proprietária de uma série de outros compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que serão imprescindíveis para nos ajudar a ultrapassar esta fase. Neste sentido, são as cebolas vermelhas que possuem uma maior concentração de elementos com estas propriedades, comparativamente às cebolas brancas. A notícia menos positiva é a de que terá de a consumir crua caso pretenda um efeito mais visível e tirar o maior proveito possível das suas benesses. Experimente consumi-la em saladas ou em molhos como o guacamole.

Tomate.

Enquanto citrino, o tomate detém uma enorme quantidade de vitamina C, algo que é precioso para travar os sintomas mais desagradáveis característicos das alergias. Além disso, o licopeno (composto antioxidante) é também algo que encontramos neste alimento, sendo que é mais fácil absorver todos os seus benefícios quando cozido.

Gengibre.

O inchaço e a irritação dos olhos, da garganta e das fossas nasais são problemas inflamatórios provenientes da maior parte das alergias, sendo considerados os mais desagradáveis. Felizmente, o gengibre pode ajudar, já que é considerado um verdadeiro remédio natural para um sem-número de problemas de saúde, incluindo a inflamação originada pelas alergias. Ponde consumi-lo frito ou assado e pode também optar por um chá de gengibre.

Mel.

Não está comprovado cientificamente, mas tudo indica que comer mel pontualmente pode ajudar-nos a sentir mais aliviadas perante sintomas adversos. Ao que parece a reação alérgica causada pelo pólen vai, assim, diminuindo ao longo do tempo.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.