Praticar Yoga Para um Detox Mental

Se está a tentar levar uma vida mais relaxada, que tal tentar praticar alguma atividade que proporcione relaxamento? No Dia Internacional do Yoga, vamos levantar ligeiramente a ponta do véu do mundo que existe para além do que podemos ver com os nossos olhos.

De um lado, existe a meditação, que através do foco na atenção plena melhora as nossas funções cognitivas e pode auxiliar na prevenção de doenças como o Alzheimer e a depressão; de outro, encontramos o tai chi chuan, uma arte marcial chinesa que fortalece os músculos das costas e do abdómen, melhorando o nosso equilíbrio e flexibilidade, bem como a nossa concentração mental. A juntar a estas duas práticas, surge o yoga, uma prática milenar, que trabalha a respiração, a flexibilidade e a resistência, representando uma ajuda preciosa no combate à ansiedade, à depressão e ao stress.

Sendo um verdadeiro caminho para o relaxamento, o yoga permite-nos desligar o nosso corpo de todas as energias negativas do dia a dia, permitindo à nossa mente que descanse (como merece).

Para que o nosso organismo funcione plenamente, não só importa dormirmos bem, como também relaxar a mente. É exatamente mergulhando nesse estado de tranquilidade que conseguimos colocar a nossa capacidade mental ao nosso serviço, através de um estado de abstração com o que nos rodeia.

Existe o cenário de um dia caótico de trabalho e de situações problemáticas com as pessoas que nos rodeiam. Depois, existe um cenário onde nos encontramos num lugar só nosso, onde mora a tranquilidade, como se de um escape se tratasse. É neste último que nos revitalizamos e conseguimos esquecer tudo o que nos atormenta, focando-nos apenas em nós. É um verdadeiro me time, para curar a mente e o espírito.

Treinar o poder da mente é a base do yoga, porque tal como o nosso corpo, esta também acumula toxinas. É esta filtragem que é importante que aconteça, para que voltemos a ter uma maior capacidade de concentração, de raciocínio e de memória. Por isso, para nos desintoxicarmos de todo o lixo que nos rodeia, só temos de querer entrar neste estado de alma.

Em termos físicos, por exemplo, este é um estilo de vida que vale realmente a pena, já que torna os nossos músculos mais fortalecidos e flexíveis, devido às posições. O corpo fica mais alongado e mais tonificado, melhorando a nossa saúde e resistência.

Recorde-se de que somos corpo, alma e espírito e que cuidar da nossa saúde física e mental é aquilo que nos conduz até à felicidade.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.