Um Dia de Refeições Sem Carne

O tema da sustentabilidade nunca esteve tão em cima da mesa e são cada vez mais as pessoas que defendem uma alimentação sem consumo de produtos de origem animal, não só para melhorar a saúde, mas para proteger os animais dos maus tratos e o ambiente dos efeitos da produção em excesso.

Para promover a alimentação saudável e o respeito pela Natureza, a Greenpeace, a Sociedade Vegetariana Brasileira e a Mercy for Animals estão esta semana, de 17 a 23 junho, a promover a Semana Mundial Sem Carne.

Ao longo desta semana, o desafio é deixar a carne e os produtos de origem animal fora do prato. Este é também um convite para refletir sobre os efeitos que a indústria alimentar tem no nosso planeta e sobre as mudanças que poderá ter sentido com esta alteração na sua alimentação.

Na Frederica sugerimos-lhe um menu completo de um dia, para que descubra que a alimentação vegetariana é muito mais do que saladas. As receitas são todas do blogue Made by Choices.

 

Pequeno-Almoço: Batido na Taça de Banana e Amêndoa

Ingredientes:

2 bananas congeladas;

1 colher de sopa de manteiga de amêndoa;

Leite vegetal a gosto;

Granola sem glúten;

Fruta a gosto.

Modo de Preparação:

No processador de alimentos, junte as bananas congeladas, a manteiga de amêndoa e o leite vegetal. Triture até virar um creme homogéneo. Transfira para uma taça, junte granola e fruta a gosto.

 

Almoço: Cuscuz com Vegetais Salteados

Ingredientes:

Para o Cuscuz:

1/2 chávena ou chávena de cuscuz;

3/4 chávena 180ml de água quente;

1 dente de alho esmagado;

1 colher de sopa de azeite;

2 colheres de sopa de sumo de limão;

1 c. sobremesa de paprika fumada;

1 c. sobremesa de curcuma em pó;

1 c. sobremesa de ervas secas tomilho e alecrim;

Pitada de pimenta preta;

Pitada de sal.

Para os vegetais salteados:

Grão-de-bico já cozido;

1 Pimento vermelho;

1/2 curgete;

1 cebola roxa pequena;

1 c. sopa azeite;

1 c.sobremesa de pimentão doce em pó;

1 c.sobremesa ervas secas;

Pitada de pimenta preta.

Modo de Preparação:

Num recipiente de vidro, junte o dente de alho esmagado, o azeite, o limão, a paprika fumada, a curcuma, as ervas secas, a pimenta preta, o sal, o cuscuz e a água bem quente. Misture tudo, tape o recipiente e deixe repousar por 5 minutos.

Para os vegetais salteados, pique a cebola, corte o pimento e a curgete em cubos. Na frigideira, junte a cebola e o azeite. Deixe saltear por alguns minutos. Junte o pimento, a curgete, o grão-de-bico, o pimentão doce, a pimenta preta e as ervas. Mexa e deixe cozinhar por 5 minutos.

Por fim, num recipiente de vidro, junte os vegetais salteados, a cenoura ralada, o cuscuz e envolva tudo muito bem. Decore com amêndoas e coentros.

 

Jantar: Broa de Milho Recheada com Legumes

Ingredientes:

1 Broa de milho;

1 Cebola;

½ Alho francês ou poró cortado em tiras;

1 Cenoura cortada de cubos pequenos;

½ Cup de ervilhas;

5 Cogumelos frescos cortados em cubos;

2 Tomates maduros cortados em cubos pequenos;

2 Colheres de sopa de polpa de tomate;

1/3 Couve-coração cortada em fatias finas;

½ Curgete cortada em cubos;

2 Colheres de sopa de azeite ou óleo de coco;

Água quente;

Coentros picados;

Temperos a gosto: sal marinho pimenta preta moída, noz-moscada, cominhos.

Modo de Preparação:

Corte o topo da broa e retire o miolo. Reserve.

Num wok ou tacho, salteie a cebola com o azeite até estar macio. Junte o alho francês e mexa durante 1 minuto. Adicione a cenoura e as ervilhas. Mexa bem e deixe refogar durante mais 1 minuto. Junte os cogumelos, o tomate e a polpa de tomate e volte a mexer bem. Adicione água quente de forma a cobrir os legumes. Tape e deixe cozer por 5 a 7 minutos. Passado este tempo, verifique se a cenoura está cozida, junte a couve, a curgete e tempere a gosto. Mexa bem e deixe cozer sem a tampa por poucos minutos. Se necessário, junte um pouco mais de água (para criar molho).

Junte 2/4 do miolo da broa aos legumes e mexa bem até a mistura engrossar. Apague o lume. Junte os coentros picados e misture com os legumes. Recheie a broa com os legumes, feche-a com o topo e leve ao forno por cerca de 10 minutos a 180º para tostar.

 

Sobremesa: Mousse de Chocolate e Coco

Ingredientes:

400 ml de leite de coco (de lata) 1 lata;

200 g de chocolate em barra 70% cacau;

2 colheres de sopa maple syrup ou outro adoçante.

Toppings (opcional):

Parte cremosa do leite de coco (sem a água);

Framboesas congeladas e trituradas;

Amêndoas picadas.

Modo de Preparação:

Corte o chocolate em pedaços e derreta em banho maria. Num processador de alimentos, junte o leite de coco (polpa e água), o chocolate derretido e o maple syrup. Triture por 1 minuto para envolver todos os ingredientes. Encha as taças com a mousse e leve ao frigorífico por pelo menos 1 hora antes de servir. Dura até 5 dias no frigorífico.

Toppings (opcional):

Guarde uma lata de leite de coco no frigorífico por, pelo menos, 4 horas. Abra a lata e use apenas o creme (sem a água). Misture numa taça ou bata numa batedeira até ficar com a consistência de chantilly. Sirva a mousse com o chantilly de coco, o molho de framboesas e amêndoas picadas.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.