Dicas Para Ser Sustentável Enquanto Viaja

Sustentabilidade é um dos temas do momento. Todas procuramos adquirir hábitos diários que protejam o ambiente, como fazer reciclagem, preferir transportes públicos e reduzir o consumo de plástico. O ambiente não deve ser esquecido nem em época de férias, por isso mostramos-lhe como adotar práticas sustentáveis ao marcar a sua próxima viagem, que vão desde a escolha dos transportes à alimentação, sem esquecer as atividades e os souvenirs. Conheça-as.

Transporte.

Dependendo do destino, tem a opção de viajar de avião, comboio, carro ou autocarro. Se viajar em grupo, e o destino o permitir, talvez faça sentido partilhar um carro. Ao viajar sozinha, o avião e comboio são melhores opções. Caso viaje de avião, prefira voos diretos sempre que possível, já que a descolagem e aterragem causam a maioria das emissões de carbono dos aviões. Ao chegar ao destino, ande a pé ou de bicicleta sempre que possível. Se não for, privilegie os transportes públicos.

Alojamento.

Fique hospedada em alojamento local, ao invés de preferir hóteis e resorts de companhias internacionais. Pesquise então por guest houses, bed & breakfast, couchsurfing e Airbnbs. Desta forma vai estar a contribuir para a economia local.

Para além disso, evite comprar pacotes «tudo incluído». Ao pagar logo por alojamento, alimentação e atividades, vai passar as férias dentro do resort, o que significa que todo o dinheiro vai para o hotel, o que não beneficia de todo a economia local. É mais sustentável visitar restaurantes locais, contratar um guia turístico ou participar em atividades culturais. A economia vai agradecer e as suas viagens vão ser culturalmente muito mais enriquecedoras.

Para as amantes de espaços verdes, acampar é também uma ótima opção.

Atividades no Destino.

Antes de reservar tours, pesquisar é a palavra de ordem. Leia reviews no Google, TripAdvisor e TrustPilot, ou procure a opinião de bloggers de viagens ou em revistas da especialidade.

Para se envolver a fundo na cultura ao mesmo tempo que contribui positivamente na comunidade, pode optar por se envolver em projetos criados por Organizações Não Governamentais ou organizações de turismo locais.

“Os viajantes que gastam o seu dinheiro em empresas locais podem gerar um impacto muito positivo nos lugares que visitam”, afirma Eytan Elterman, co-fundador da Lokal, em entrevista à Vogue Britânica. “Procure por hotéis e operadoras de turismo administrados por moradores da região, empresas que tenham títulos ou certificações. Ao deixar dinheiro diretamente com as comunidades, os viajantes ajudam a preservar ambientes frágeis e culturais locais”, acrescenta.

Caso vá para destinos em que existe vida selvagem, evite tours que prometam encontros com os animais, que incluam tocar, abraçar ou montar o animal, já que isto pode ser considerado pouco ético. Prefira tours que promovam visitas responsáveis, sem perturbar os animais. Para isso, contrate uma empresa de confiança, pesquise atividades que já tenham sido feitas e como tratam os animais, de forma a perceber se a empresa tem práticas éticas e sustentáveis.

Alimentação.

Vá a restaurantes e cafés locais, não só para ajudar estes pequenos negócios, como para conhecer pessoas e provar pratos tradicionais. Se for comprar produtos, opte por comprar em mercados locais e independentes e ajudar pequenos produtores.

Recordações.

Todas gostamos de levar recordações para casa, seja para nos lembrarmos para sempre daquele local, ou para dar a familiares e amigos. Na hora de escolher os souvenirs, evite os tradicionais porta-chaves e outras peças do género que possam ter sido fabricadas em qualquer lado. Opte então por procurar peças únicas de artesãos locais.

Bagagem.

Pense bem na hora de fazer a mala e evite levar roupa ou outros produtos desnecessários. Veja como vai estar a meteorologia e escolha peças que combinem facilmente entre si. Outras formas de ser sustentável incluem usar uma garrafa de água reutilizável, um saco de pano para compras e uma lancheira caso transporte comida. Cortar no plástico de uma utilização é fundamental.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.