O Guia Para Massajar o Seu Bebé

Ver Galeria 4 Fotos
24616
24614
24613
24612

Quando um bebé nasce, nasce também uma mãe e um pai. Há amor, há cuidado, há dedicação e o desejo de que o bebé esteja feliz e confortável. No entanto, no meio de cólicas e noites mal dormidas, há bebés com dificuldades e pais desesperados.

As massagens são uma hipótese a testar, em especial em problemas do sono ou digestivos. Para além de benefícios práticos no bem-estar do bebé, a hora da massagem permite o desenvolver dos laços entre pais e filho.

De acordo com a International Association of Infant Massage (IAIM), as massagens nos bebés podem ajudar a estimular os sistemas circulatório e digestivo, bem como aliviar cólicas, gases e prisão de ventre.

O bebé pode ser massajado mesmo com poucas semanas de vida. No entanto, independentemente da idade do bebé, os pais devem prestar atenção aos comportamentos e reações do filho, que deve estar calmo e alerta. Devem ter ainda atenção para que não seja feita nenhuma técnica de massagem que possa deixar o bebé desconfortável. Caso o bebé tenha comido, é recomendada uma espera de pelo menos 45 minutos antes de fazer a massagem, para evitar vómitos.

As massagens podem ser feitas todos os dias, em especial ao fim do dia, já que a prática o vai ajudar a relaxar e preparar para dormir. Se não houver disponibilidade diária dos pais, podem optar por fazer uma vez por semana ou só ocasionalmente.

Como massajar o bebé?

Antes de começarem as massagens, os pais devem certificar-se de que o bebé não faz nenhuma reação alérgica ao óleo. Para isso, devem colocar uma pequena quantidade do produto no pé do bebé e aguardar 24 horas para verificar se existe alguma alteração na pele. Com o óleo testado, o local escolhido deve ter uma temperatura amena e ser sossegado. A massagem pode ser feita no muda-fraldas ou mesmo na cama. O bebé deve ser deitado de costas, de forma a manterem contacto visual, e as massagens são feitas desde a cabeça e gradualmente até aos pés. Durante a massagem, é recomendado que os pais falem ou cantem para o bebé, de forma a ajudá-lo a relaxar. Não existe uma duração específica recomendada para a massagem.

A Frederica seleccionou alguns óleos recomendados para massajar bebés. Descubra-os acima, na nossa galeria de imagens.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.